metropoles.com

Moraes comandará coronéis e delegados no combate à violência política

Confira nomes de policiais que integrarão o núcleo de inteligência voltado ao enfrentamento da violência política nas Eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
ministro do STF Alexandre de Moraes
1 de 1 ministro do STF Alexandre de Moraes - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta terça-feira (27/9), os nomes dos policiais civis e militares que integrarão o núcleo de inteligência voltado ao enfrentamento da violência política nas Eleições 2022.

A ação é fruto de uma parceria firmada entre o TSE com o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG) e com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC). O núcleo especializado será presidido pelo presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes.

Na portaria assinada em 23 de setembro deste ano, Moraes ressalta que o núcleo é importante, pois há necessidade de ações permanentes de inteligência, com a finalidade de identificar ameaças à normalidade do pleito. Também reforça a importância da união de esforços entre a Justiça Eleitoral e os órgãos de segurança pública na prevenção e repressão da violência política, durante o período eleitoral.

Em 24 de julho, Moraes se reuniu com comandantes das PMs dos Estados e do Distrito Federal para alinhar procedimentos e discutir questões relacionadas à segurança preventiva durante o pleito deste ano. Foi durante este encontro que ficou acordada a implantação do Núcleo de Inteligência, que terá a composição paritária, ou seja, equilibrada entre as instituições.

Formação

O núcleo é formado por representantes do TSE, do CNCG e do CONCPC, que atuarão em conjunto para coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral.

Por parte da Corte Eleitoral, além do ministro Alexandre de Moraes, o grupo conta com a participação do juiz auxiliar Marco Antonio Martin Vargas, que ficará responsável pela Secretaria-Executiva; o assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) Eduardo de Oliveira Tagliaferro; e Roberto Allegretti.

Já o CNCG será representado pelo tenente-coronel da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Manoel Alves Araújo; pelo tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Lázaro Tavares de Melo da Silva; e pelo tenente-coronel da PM da Bahia (PMBA) José Luís Santos Silva.

Já os delegados de Polícia Civil representantes do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) são: Endrigo Veiga Marques (PCRS); Felipe Freitas (PCMG);
Mayra Fernanda Moinhos Evangelista (PCSE); Maurílio Coelho Lima (PCDF) e Juliano Silva de Carvalho (PCMT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?