metropoles.com

MJSP faz operação em 12 estados contra exploração sexual infantil

Os investigados cometiam os crimes por meio de grupos no aplicativo Viber. Eles comercializavam e assistiam vídeos e fotografias ilegais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
Operação da PCDF contra pedofilia
1 de 1 Operação da PCDF contra pedofilia - Foto: PCDF/Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em conjunto com as Polícias Civis de 12 estados, deflagrou nesta terça-feira (10/10) a Operação Bad Vibes. Foram cumpridos cinco mandados de prisão e 36 de busca e apreensão contra suspeitos de explorar sexualmente crianças e adolescentes.

As ações ocorreram em Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Bahia, Pará, Paraná, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe. A iniciativa foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os investigados cometiam os crimes por meio de grupos no aplicativo Viber. Eles comercializavam e consumiam vídeos e fotografias com conteúdo de abuso infantil.

A ação integrada teve como ponto de partida informações prestadas pela agência da Homeland Security Investigations (HSI) da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, que identificou a participação ativa de brasileiros nesses grupos. A ação ocorre na semana em que se celebra o dia das crianças.

Ciberlab

O laboratório tem o papel de assessorar as diversas investigações de crimes cibernéticos que ocorrem no país. As polícias mapeiam suspeitos ou organizações criminosas, coletam a materialidade do crime e elementos que se desdobram em pedidos de busca e apreensão ou prisão dos autores.

No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão; de 3 a 6 anos para quem compartilhar; e de 4 a 8 anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?