“Mestre dos furtos” narra ao vivo crime em casa de PM do DF. Ouça
Nem câmeras de segurança da propriedade intimidaram o investigado, que fugiu com duas televisões e um notebook do policial militar
atualizado
Compartilhar notícia
Com vasta ficha criminal, Carlos Santos Venâncio (foto principal), 33 anos, não se intimidava nem com policiais ao cometer crimes. Nessa quinta-feira (22/9), o alvo do investigado foi um militar morador do Gama, no Distrito Federal.
As câmeras de segurança da casa do PM não inibiram o criminoso, que fugiu levando duas televisões e um notebook. Durante a ação, Carlos Venâncio chegou a enviar áudios para um amigo. Nas gravações, narrava o furto em tempo real.
Em uma das gravações obtidas pela coluna Na Mira, o investigado detalha que uma moradora da quadra frustrou a primeira tentativa de furto. “Parceiro, estamos aqui no Gama, rodando de um lado pro outro. Acabei de entrar em uma [casa] ali. Aí, eu entrei, tinha uma casa na frente e outra no fundo. Na hora [em] que eu ‘tô’ abrindo a da frente, a velha saiu e perguntou o que eu estava fazendo. Peguei e saí voado. Ela ficou sem saber o que estava acontecendo. Estou rodeando uma agora, aqui. Rodeando para ver se eu abro ela”, descreveu o criminoso.
Ouça:
Em outro áudio, Carlos Venâncio conta que conseguiu concluir o furto. “Eu estava lá no Gama, moço. Tive que vir embora correndo. Casa de PM. Não deu nem para ficar caçando nada. Como é que fica caçando coisa lá? Tinha era câmera. Aquelas câmeras Intelbras, ‘tá’ ligado? Eu já falei: ‘Vixe, o desgraçado tá é me vendo de lá’. Na hora [em] que eu peguei as fardas no guarda-roupa, lembrei das câmeras que ‘tinha’ lá na frente. Já dei um ‘bacu’ para ver se achava a pistola. Cacei, cacei e não achei. Saí foi doido. Ainda ia trazer as fardas, mas joguei no quintal”, continuou o criminoso.
O investigado ainda detalhou que as televisões furtadas são de 48 polegadas e que pretende vendê-las por R$ 1,4 mil. Ele emenda e diz que vai aproveitar a chuva para “tirar dois pneus” de carros.
Ouça:
Prisão
Carlos Santos Venâncio foi preso por equipes da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) na manhã desta sexta-feira (23/9). A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que o assaltante tem vasta ficha criminal e que, contra ele, há registro de mais 14 ocorrências; 15 inquéritos abertos; 10 mandados e uma recomendação de prisão; bem como seis alvarás de soltura concedidos pela Justiça.
Na operação desta sexta-feira (23/9), o suspeito foi preso em casa, na QNF de Taguatinga, com um veículo que havia sido furtado em 20 de fevereiro, no Setor H Norte. O carro tinha placa clonada.
Em buscas realizadas no imóvel, os policiais apreenderam uma chave especial para acionar o motor de carros; um pé de cabra; além de outras ferramentas comumente usadas para a prática de furtos.
Os policiais descobriram que Carlos usava tornozeleira eletrônica e que, para continuar a cometer crimes, adulterava o item, de modo a impedir o monitoramento.