metropoles.com

Médicos são suspeitos por importação ilegal de remédio para emagrecer

Operação é desdobramento da prisão de brasileiro, neste mês, quando suspeito desembarcou de voo com origem em Dubai e conexão na Inglaterra

atualizado

Compartilhar notícia

PF/Divulgação
Polícia Federal prende foragido no aeroporto
1 de 1 Polícia Federal prende foragido no aeroporto - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), na manhã desta terça-feira (30/7), a Operação Off Label. A força-tarefa ocorre nos estados de São Paulo e do Maranhão, para combater a importação de medicamento para tratamento da diabetes.

Equipes de policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão para desarticular um esquema praticado por médicos e clínicas, que têm indicado remédios na forma off label – prescrição de medicamento com fins diferentes daqueles descritos na bula – para emagrecimento de pacientes.

A operação é um desdobramento da prisão de um brasileiro, neste mês, quando o suspeito desembarcou de voo procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com conexão na Inglaterra.

Ele estava com 32 caixas do medicamento – que tem o uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não é vendido no Brasil, pois a importação deve obedecer aos trâmites legais.

Na ocasião, o preso, que tentou forjar o pagamento de quase R$ 30 mil em impostos, apresentou laudo médico e receitas. No entanto, após análise de técnicos da Anvisa, os documentos foram identificados como falsos, o que evidenciou a intenção comercial por trás da importação do medicamento.

As apreensões desse tipo de remédio têm ocorrido de forma recorrente pela Receita Federal neste ano, segundo a PF. Só em julho, seis pessoas foram presas, e 157 caixas do medicamento, apreendidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?