metropoles.com

Mãe é condenada por torturar os filhos com agressões e “fome extrema”

Com relação ao bebê de 1 ano, a agressão foi tão intensa que ele começou a convulsionar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida: pés de bebê envolvidos em cobertor - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: pés de bebê envolvidos em cobertor - Metrópoles - Foto: Getty Images

Uma mulher e o companheiro dela foram condenados, respectivamente, a 51 anos e 63 anos de prisão por crimes praticados contra os filhos da mulher, à época com 1 e 3 anos – os nomes dos condenados não serão divulgados para preservar as vítimas.

A audiência ocorreu no Tribunal do Júri de Cristalina (GO), no Entorno no Distrito Federal, na última quarta-feira (13/12).

Na denúncia, oferecida pelo promotor de Justiça Bernardo Monteiro Frayha, é apontado que, em julho de 2021, o casal tentou matar a criança de 1 ano com emprego de tortura, não consumando o crime por circunstâncias alheias à vontade deles, já que a vítima recebeu atendimento médico e sobreviveu às graves agressões recebidas.

Além disso, apontou o Ministério Público, ambos também praticaram violência e intenso sofrimento físico e mental à criança de 3 anos, privando-a de alimentação e cuidados indispensáveis.

Eles foram denunciados e condenados pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado, tortura (2 vezes), lesão grave e maus-tratos.

Atendimento médico

Segundo apontado na denúncia, em 6 de julho de 2021 o casal agrediu as crianças com chineladas em diversas áreas do corpo e do rosto, inclusive em seus órgãos genitais. Com relação ao bebê de 1 ano, a agressão foi tão intensa que ele começou a convulsionar.

Com a possibilidade real de morte da criança, a mãe buscou um hospital. Questionada sobre os ferimentos pela equipe médica, a mulher disse que a criança seria travessa e teria caído da cama.

Diante da gravidade da situação, a médica Grazielle de Araújo Afonseca, então diretora do Hospital Municipal de Cristalina, acionou a polícia, que iniciou a busca pela outra criança.

A criança de 3 anos foi encontrada na casa da mãe do denunciado e apresentava lesões graves por todo o corpo, quadro de desidratação e fome extrema. As crianças ficaram internadas e permaneceram sob cuidados médicos por vários dias no Hospital de Base do Distrito Federal, o que, para o MP, evidenciou a gravidade das lesões causadas, que geraram perigo à vida delas.

Segundo ponderou o promotor, a atuação atenta da equipe médica foi fundamental para a proteção das crianças e responsabilização do casal.

A pedido do Ministério Público de Goiás, em ação cível, a Justiça já havia condenado a mãe à perda da guarda das crianças.

Também a pedido MP, foi fixado, para cada um dos réus, o pagamento do valor mínimo de R$ 25 mil a título de indenização por danos morais, em favor de cada uma das vítimas. Os réus estão presos e não poderão recorrer da sentença em liberdade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?