metropoles.com

Mãe acusa ex-cunhado de sequestrar filho no DF e escondê-lo em chácara

A mãe procurou a Polícia Civil em dois estados, além do DF, para registrar o crime de subtração de menor e recuperar a guarda do filho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução: PRF
conselho tutelar jatai Goiás
1 de 1 conselho tutelar jatai Goiás - Foto: Reprodução: PRF

As polícias do Distrito Federal (PCDF), de Goiás (PCGO) e da Paraíba (PB) apuram, simultaneamente, um caso de subtração de menor. O adolescente, de 15 anos, é filho de uma servidora da Secretaria de Educação do DF que mora em João Pessoa, na Paraíba. Sem o consentimento dela, o garoto está em poder do ex-marido e de familiares, entre eles o ex-cunhado dela e tio do garoto. Ele teria sido o responsável por levar o menino escondido da genitora.

A servidora conheceu o companheiro em 2006 e, dois anos depois, o filho deles nasceu. Em 2010, o casal se separou, e a mãe ficou com a guarda unilateral do menino. Depois, foi combinado o modelo de visitas do menor ao pai, com fins de semanas alternados. Já em 2022, a mulher decidiu mudar com a família para João Pessoa, na Paraíba. O nome dos autores não será divulgado para preservar a identidade do adolescente.

Mesmo com a distância, o adolescente sempre passava férias escolares com o pai e o tio em uma chácara, em Águas Lindas, no Entorno do DF. Em 14 de julho último, durante o período do recesso escolar, o menor viajou para a casa do pai. Ele deveria retornar no dia 30 do mesmo mês. No entanto, poucas horas antes do embarque do adolescente, o tio disse que o garoto não voltaria para João Pessoa e ficaria morando em Águas Lindas.

Registro suspeito

Desesperada, a mãe procurou a Polícia Civil em dois estados, além do DF, para registrar o crime de subtração de menor e tentar recuperar a guarda do filho. Segundo ela, o adolescente chegou a ser matriculado em uma escola no município goiano, mesmo sem sua assinatura nos documentos. “Com certeza, há algum tipo de irregularidade nesse trâmite, pois eles não tinham a documentação necessária para formalizar qualquer tipo de registro ou matrícula escolar”, disse.

A coluna apurou que já foi expedido pela Justiça um pedido de busca e apreensão em nome do adolescente. Segundo a mãe do menor, uma de suas preocupações é que o pai deixe o país na companhia do filho. “Há algum tempo, enviei uns documentos assinados para que o pai do meu filho também assinasse e assim eu tirasse o passaporte dele. Naquela época, o desejo era levá-lo para conhecer a Disney. Agora, fico com receio que ele saia do país. Por isso, também acionamos a Polícia Federal”, contou.

Na companhia do Conselho Tutelar goiano e de uma equipe da Polícia Militar de Águas Lindas, a advogada constituída pela mãe do adolescente chegou a ir até a chácara onde o garotou passou a morar. “O objetivo era ver como estava a situação do menor, mas a família não deixou que eles conversassem a sós. Também descobrimos que ele foi retirado da escola e matriculado em outra, mas que não estaria frequentando as aulas”, afirmou a mãe.

Forte influência

De acordo com a servidora, o tio do menino, funcionário público dos quadros da Secretaria de Educação de Goiás, é o principal articulador do plano que convenceu o adolescente a abandonar a vida na Paraíba e se afastar da mãe. A família teria forte influência política no município. “Isso tem dificultado o processo de retomada da guarda”, ressaltou.

A mãe do adolescente ainda destacou que o tio do menino chegou a viajar para João Pessoa quando o menino ainda morava na capital paraibana. “Ele aproveitou aqueles dias que passou com meu filho para influenciá-lo. Eu já vi imagens dele com maços de dinheiro e cavalgando. São situações que usam para seduzi-lo”, desabafou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?