Los Hermanos: casal peruano furta celulares de mulheres no DF
Questionado sobre celular furtado que carregava consigo, peruano negou ter “saído para trabalhar [furtar]” no dia em que aparelho foi levado
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), deflagrou a Operação Los Hermanos, na noite dessa segunda-feira (12/8), e cumpriu três mandados de prisão preventiva – dois dos quais contra um casal de nacionalidade peruana.
A ação visa desarticular uma associação criminosa investigada por furtos e receptação de celulares levados de passageiros em ônibus das mais diversas linhas que trafegam pelo Distrito Federal, em especial na regiões do Lago Norte, do Paranoá e do Varjão.
Ao longo das apurações, os policiais verificaram que os alvos da operação também se aproveitavam da nacionalidade estrangeira para cometer crime de falsa identidade e uso de documento falso, a fim de burlar abordagens policiais e ludibriar pesquisas em sistemas de controle.
Veja imagens da operação:
Diante de um aumento expressivo dos registros de furtos de celulares em coletivos, a 9ª DP mapeou ocorrências e constatou que a dupla de criminosos preferia agir nos horários de maior fluxo de pessoas e focava em aparelhos guardados em bolsas ou mochilas de vítimas do sexo feminino.
Delegado-adjunto da 9ª DP, Ronney Marcelo destacou a importância da operação, pelo fato de esse tipo de furto afetar todo o país e não só causar danos materiais às vítimas, mas também contribuir para uma sensação de insegurança no transporte público.
Os investigados devem responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e receptação. Um fato que chamou a atenção dos policiais, durante interrogatório de um dos presos, foi de que um dos celulares encontrados com o suspeito no momento da prisão era produto de furto recente. Contudo, o investigado alegou que “não havia saído para trabalhar” no dia do crime, o que demonstrou que o preso fazia dessa prática um meio de vida.
“É importante que as pessoas tomem alguns cuidados dentro de transportes públicos, a fim de evitar assaltos, como não exibir o celular no meio das pessoas, não guardar o item em bolsos traseiros, manter o aparelho em local menos acessível a terceiros e, caso coloque o telefone em bolsas ou mochilas, que os deixe em lugar dentro do campo de visão pessoal”, orientou Ronney.