“Ladrão da Peruca” que enganava e violentava prostitutas é preso no DF
Homem preso por sequestrar e estuprar mulheres na 513 Sul também fez vítimas na Asa Norte. Polícia Civil destacou mesmo modelo de atuação
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu dois mandados de prisão preventiva contra Lucas da Silva Lisboa dos Santos (foto em destaque), 26 anos, nesta sexta-feira (9/2). Conhecido por cometer crimes com uso de uma peruca, ele havia sido preso em flagrante no último dia 1º, após manter reféns e estuprar as vítimas em uma casa de massagem na Asa Sul.
O cumprimento dos mandados se deu pela prática dos crimes de estupro e violação sexual mediante fraude, ambos seguidos de roubo e extorsão com restrição de liberdade. Os dois ocorreram na Asa Norte, nas tardes de 11 e 15 de outubro de 2023, segundo a delegacia de polícia da região (2ª DP).
As investigações revelaram que, pelo WhatsApp, Lucas se apresentava como cliente e marcava horário com as vítimas. Depois de chegar ao endereço combinado com elas, ele mentia; dizia ter sido pago para desfigurar o rosto das mulheres; roubava dinheiro e celulares; cometia estupros; e as obrigava a fazer transferências bancárias. Antes de ir embora, ele ainda fazia ameaças de morte contra as vítimas e respectivas famílias, como forma de coagi-las a não procurar a polícia.
A 2ª DP continua a apurar os crimes cometidos por Lucas, a fim de identificar outras possíveis vítimas. Se condenado por esses delitos, o investigado pode receber pena de até 41 anos de reclusão, pela prática de estupro, violação sexual mediante fraude, roubo majorado pela restrição de liberdade e extorsão qualificada pela restrição de liberdade das vítimas.
Veja imagens dos crimes:
Roubos com peruca
Lucas é conhecido antigo da polícia do Distrito Federal. Em 2018, ele havia sido preso, aos 20 anos, por assaltar comércios em São Sebastião.
À época, o criminoso cometia os roubos com uma peruca. Ele chegou a ser detido pela Polícia Militar (PMDF) com um revólver de brinquedo e um celular roubado.
Reféns em casa de massagem
Recentemente, em 1º de fevereiro de 2024, Lucas manteve seis pessoas reféns – cinco mulheres e um homem – durante três horas, em uma casa de massagem na 512 Sul.
O investigado chegou ao local e disse que gostaria de contratar os serviços de funcionárias do estabelecimento. Porém, portava uma faca e uma arma de brinquedo. Em seguida, rendeu, estuprou e manteve as vítimas como reféns.
Veja imagens:
Às 14h30, uma mulher que se identificou como garota de programa ligou para a PMDF para informar que uma amiga havia pedido socorro a ela.
Os policiais foram ao endereço informado e descobriram que Lucas mantinha reféns. Durante as negociações, Lucas liberou um homem e uma idosa de 71 anos que vendia cosméticos no endereço.
Após horas de tentativas de liberação comandadas pela PMDF, o criminoso se entregou e foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). Ele segue preso desde então.