metropoles.com

Justiça anula multa de advogada acusada de abandonar defesa de cliente

Defensora teria apenas perdido um prazo, mas seguiu na causa. Vara Criminal de Sobradinho havia condenado a advogada a pagar 10 salários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida TJDFT - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida TJDFT - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) anulou uma multa que havia sido aplicada a uma advogada por um suposto abandono de caso.

A Vara Criminal de Sobradinho considerou que a advogada abandonou a defesa de um cliente e aplicou multa de R$ 13,2 mil, valor equivalente a 10 salários mínimos. A defensora, no entanto, conseguiu provar que não houve abandono.

De acordo com o advogado Renato Araújo, que representou a defensora na reversão da multa, a mulher apenas deixou passar um prazo para cumprir o ato processual referente a alegações finais, mas justificou posteriormente. O cliente que ela defendia ainda ganhou a causa.

Para Renato, a aplicação da multa por parte da Vara de Sobradinho vai contra o artigo 6º do Estatuto da OAB (Lei 8.609/94), que diz que não há “hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público”.

“Não havia, portanto, como se admitir que um juiz pudesse aplicar punição à advogado supostamente faltoso, assumindo uma posição de presumida superioridade com relação àquele”, afirmou o advogado. “A decisão dos desembargadores fortalece as prerrogativas funcionais da advocacia.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?