metropoles.com

Justiça arquiva caso sobre câmera em apartamento de deputada federal

Segundo a decisão do magistrado, não existam elementos suficientes para o oferecimento da denúncia, e o MP oficiou pelo arquivamento do caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araujo/Câmara dos Deputados
Foto colorida da deputada federal Dayany Bittencourt - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da deputada federal Dayany Bittencourt - Metrópoles - Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou o arquivamento da investigação sobre as câmeras escondidas encontradas no apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (União-CE).

Em decisão do 3º Juizado Especial Criminal de Brasília, o juiz Pedro de Araújo Yung-Tay Neto acompanhou o entendimento do Ministério Público de que foi constado que os equipamentos teriam sido instalados muito tempo antes de a parlamentar alugar o imóvel.

Segundo a decisão do magistrado, não existam elementos suficientes para o oferecimento da denúncia, e o MP oficiou pelo arquivamento do caso.

“Não foram evidenciados lastros de um possível conluio criminoso para que a instalação encontrada na unidade tenha sido feita posteriormente à sua locação pela deputada, descartando, portanto, a suspeita de que ela fosse o alvo da ação ou que se apartamento tivesse sido violado, pois há indicação razoavelmente seguro que as gravações e instalação do dispositivo foram realizados por inquilino anterior que não informou o fato para a proprietária”, ressaltou o juiz.

Em 17 de abril, a parlamentar denunciou em suas redes sociais ter encontrado quatro câmeras e um microfone escondidos no apartamento onde ela morava em Brasília.

Os equipamentos foram encontrados em 28 de agosto de 2023, quando a Polícia Civil do Distrito Federal assumiu as investigações. Posteriormente, o caso havia sido transferido para a Polícia Federal.

“Em 28 de agosto de 2023, foi descoberta a existência de algumas câmeras escondidas no apartamento do qual eu era inquilina, em Brasília. [Houve] uma invasão à minha privacidade e à privacidade de meu esposo, algo que nunca pensamos viver e o que transformou um espaço de segurança e conforto em um cenário de constante vigilância e medo”, afirmou Bittencourt por meio de nota divulgada sobre o caso.

Além das câmeras, foram encontrados microfones, cabos de internet e um aparelho gravador de imagens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?