metropoles.com

Quem é o homem que comandava esquema milionário do jogo do bicho no RJ

O bicheiro Marcelo Cupim foi capturado pela Polícia Federal no momento em que deixava a filha em uma escola particular da Barra da Tijuca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Homem sorrindo de boné
1 de 1 Homem sorrindo de boné - Foto: Reprodução

Preso nesta quinta-feira (30/11) em operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro, o bicheiro Marcelo Mesqueu, mais conhecido como Marcelo Cupim, integrava o pelotão de elite da contravenção no estado. Articulado, ele comandava as operações do jogo na zona norte do Rio.

Marcelo Cupim estava foragido desde a deflagração da Operação Fim da Linha, comandada pelo Gaeco em novembro do ano passado. Ele foi capturado no momento em que deixava a filha em uma escola particular da Barra da Tijuca. O contraventor integrava um esquema que utilizava diferentes modos de fraudar os resultados dos jogos.

Além disso, o bicheiro corrompia policiais militares e civis e usava a violência para a conquista de território. Durante a investigação, o Gaeco identificou a prática de corrupção sistêmica de batalhões da Polícia Militar no Rio de Janeiro. Na operação desencadeada em novembro do ano passado, quatro oficiais da corporação foram alvo de busca e apreensão.

A prisão

Policiais federais da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) e do Grupo de Investigações Sensíveis (GISE), após informações de inteligência do Gaeco, localizaram o bicheiro e efetuaram a prisão. O contraventor foi denunciado por organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro obtido com a exploração de jogos de azar.

De acordo com o Gaeco, a investigação foi instaurada para apurar crimes praticados por contraventores que exploram jogos de azar após notícia-crime sobre bingo clandestino que funcionaria em Copacabana com a permissão de policiais militares.

O bicheiro foi levado à Superintendência da PF, na Praça Mauá, para formalidades decorrentes da prisão, e será encaminhado ao sistema prisional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?