metropoles.com

“Jack”: o que significa gíria de cadeia usada por Marçal contra Datena

Gíria é amplamente conhecida dentro dos presídios brasileiros e é usada para se referir a detentos acusados de cometer crimes sexuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Marçal
1 de 1 Marçal - Foto: Reprodução

No debate promovido pela TV Cultura com candidatos à Prefeitura de São Paulo, nesse domingo (15/9), uma gíria polêmica ganhou destaque e gerou um clima de tensão entre os postulantes à vaga José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB).

Marçal chamou Datena de “Jack”. A gíria é amplamente conhecida dentro dos presídios brasileiros e é usada para se referir a detentos acusados de cometer crimes sexuais, particularmente estupros.

O termo tem origem na associação com o nome “Jack”, ligado a Jack, o Estripador, cuja notoriedade como assassino em série, embora não diretamente relacionada, pode ter contribuído para a evolução do termo no meio penal.

No debate, Pablo Marçal usou a gíria para atacar José Luiz Datena em relação a uma acusação de assédio sexual feita em 2019 por uma funcionária da TV Bandeirantes.

Datena refutou a acusação, que acabou arquivada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por falta de provas. Posteriormente, a acusadora se retratou publicamente em um cartório, pedindo desculpas a Datena e à família dele.

Cadeirada

Ofendido pelo uso da gíria e pelo tom das acusações, o apresentador atirou uma cadeira contra Marçal. O debate foi paralisado, e o tucano, expulso. Marçal abandonou a emissora e seguiu para o hospital.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?