Internado, síndico agredido por personal passa mal e preocupa família
O paciente deve passar por cirurgia odontológica ainda neste sábado (19/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O estado de saúde de Wahby Khalil, de 42 anos, agredido por um morador de um condomínio residencial em Águas Claras, na quinta-feira (17/3), preocupa os familiares. O advogado do síndico e do condomínio, Edson Alexandre, relatou que Khalil passou mal durante a madrugada deste sábado (19/3).
A vítima está internada no Hospital Santa Lúcia na Asa Sul. Segundo Edson Alexandre, o síndico deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) e foi transferido para o centro de terapia intensiva (CTI). “Ele não conseguiu dormir bem, está com muita dor de cabeça, sentindo uma forte pressão.”
O homem chegou a gritar pedindo tratamento e pediu para voltar à UTI. Os familiares têm relatado que o atendimento não está sendo satisfatório. “Se a situação permanecer dessa forma, podemos mudá-lo de hospital”, destacou a defesa.
O paciente deve passar por cirurgia odontológica ainda neste sábado (19/3). “Os dentes dele estão moles e tem o risco de caírem. Por conta disso, ele também não está conseguindo mastigar os alimentos. Então, os médicos pediram uma cirurgia de urgência e o plano de saúde autorizou”, contou o advogado ao Metrópoles.
No relatório médico ao qual a reportagem teve acesso, os profissionais de saúde solicitam a realização de exodontia – extração cirúrgica de dente –, sob sedação médica, de forma emergencial, “para evitar broncoaspiração, foco de infecção ativo e dor intensa”.
Os médicos ainda salientam que “o procedimento requer urgência” e que, “caso não realizado, há grandes chances de broncoaspiração” e de “desnutrição pela dificuldade de alimentação”.
Entenda o caso
O jornalista Wahby Khalil, que é síndico do condomínio, levou um soco, caiu no chão e bateu a cabeça depois de discutir com um morador sobre um saco de boxe na academia coletiva. O episódio aconteceu dentro do Residencial Luna Park, na Quadra 301 de Águas Claras.
O condomínio tem dois prédios, os blocos A e B. De acordo com a vítima, o agressor mora no Bloco A, onde ocorreu a violência. Em áudio enviado ao seu advogado, Khalil disse que estava com hemorragia cerebral.
Discussão por saco de boxe
O síndico profissional levou um soco e caiu, na manhã de quinta-feira (17/3), depois de discutir com um morador do condomínio sobre um saco de boxe. O homem que aparece nas imagens agredindo Khalil é o professor de artes marciais Henrique Paulo Sampaio Campos, 49 anos.
Nas redes sociais, Henrique se apresenta como “personal boxing” e publica vídeos dando aulas de luta. Em algumas das publicações, ele aparece em uma quadra poliesportiva de Águas Claras.
Na primeira matéria sobre o caso, o Metrópoles optou por não divulgar o nome de Henrique, pois ele não havia sido localizado. Na noite de quinta-feira, a reportagem conseguiu contato com Henrique Paulo por telefone, mas o homem não quis se manifestar.
Veja vídeo da agressão:
Nas imagens, Wahby Khalil tenta argumentar sobre os problemas causados pelo equipamento esportivo, mas acaba levando um murro na cara, chegando a cair desacordado no chão.
“Fui mostrar para o morador que o saco de boxe que ele usa estava danificando o teto. Eu disse que levaria para a assembleia para a gente modificar aquilo. Só que ele, completamente transtornado, começou a falar alto e a gesticular. Eu pedi para ele se acalmar, quando ele me deu a porrada”, contou o jornalista ao Metrópoles.
Pelas imagens do circuito interno de monitoramento, Khalil leva o soco, cai no chão e permanece sem se mover por alguns segundos. Ele não recebe ajuda do agressor ou do funcionário do condomínio. Uma ocorrência foi registrada na 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga).
A coluna entrou em contato com o Hospital Santa Lúcia, que ainda não respondeu aos questionamentos. O espaço segue aberto para manifestação.