Idosa de 81 anos que fraturou fêmur aguarda cirurgia há 42 dias no HRT
Filha de Maria Coelho Soares diz que a idosa fraturou o fêmur em 7 de setembro e deu entrada no HRT, onde espera pela cirurgia até hoje
atualizado
Compartilhar notícia
A família de uma idosa de 81 anos denuncia que a paciente está internada há 42 dias no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) aguardando uma cirurgia ortopédica após fraturar o fêmur — osso da coxa. Maria Coelho Soares (foto em destaque) caiu em casa no dia 7 de setembro e foi levada de ambulância para a unidade de saúde. Desde então, segue internada, esperando ser operada.
Segundo a filha da idosa, a servidora pública Meire Ivone Nicodemos Graf, 55 anos, a paciente sente muitas dores e está tomando remédios. “Na primeira semana no hospital ela ficou no pronto socorro. Depois foi para um quarto na enfermaria, onde está até hoje”, diz a moradora do Assentamento 26 de Setembro.
“Eles dizem que não têm próteses na rede pública, que aguardam a chegada de novas. É muito difícil, porque ela não pode ficar só e então eu tive que me afastar do trabalho durante todos esses dias para ficar com ela”, relata a filha.
A família da idosa, então, entrou com ação na Justiça para que a cirurgia fosse realizada com urgência. No dia 28 de setembro, o juiz Jerry Adriane Teixeira determinou que o procedimento fosse realizado em prazo máximo de 10 dias. “Passou o prazo e eles não cumpriram. Aí, ontem, o juiz deu mais cinco dias para a Secretaria cumprir a decisão”, acrescenta Meire.
“Tendo em vista a notícia de descumprimento da liminar pelo réu, intime-se pessoalmente o Secretário de Estado de Saúde para que providencie à parte autora o tratamento médico determinado, no prazo de 5 dias, sob pena de eventual caracterização de crime de desobediência e sequestro de verbas públicas”, pontuou o magistrado.
“Ontem, depois da decisão da Justiça, disseram que chegou a prótese e que a cirurgia seria marcada para 27 de outubro. Mas, já vai ter passado o período determinado pelo juiz”, comenta a filha da paciente.
O outro lado
O Metrópoles procurou a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), que respondeu dizendo que a paciente será operada nesta quinta: “A Secretaria de Saúde informa que já está ciente do caso e trabalha para cumprir a nova decisão judicial. A paciente deve ser operada nesta quinta-feira (20)”.