metropoles.com

Homem xinga mulher de mais suja que galinheiro, e juízes não veem dano

O réu fez publicações nas redes sociais afirmando que uma mulher “vale menos que uma garota de programa” e “é mais suja que um galinheiro”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
celular-facebook-mensagem-de-odio
1 de 1 celular-facebook-mensagem-de-odio - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os desembargadores Fernando Caldeira Brant, Manoel dos Reis Morais e Lílian Maciel, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), consideraram “exercício legítimo dos direitos” o fato de um homem afirmar, nas redes sociais, que uma mulher “vale menos que uma garota de programa”.

A avaliação foi feita durante o julgamento de um homem que teria publicado no Facebook variadas ofensas contra uma mulher.

A alegação é que as mensagens não causaram nenhum dano, e que o réu, no exercício regular de seus direitos garantidos, apenas expressou sua percepção estritamente pessoal e subjetiva.

Os juízes também consideraram que o homem não cometeu qualquer ato calunioso ou difamatório ao afirmar que a mulher “vale menos que uma garota de programa”, “é mais suja que um galinheiro” e era sustentada por um “vendedor de batatas”.

Segundo a conclusão do julgamento, o homem “não cometeu nenhum excesso, não extrapolou os limites da liberdade de expressão” e “a postagem […] não fere o direito constitucional quando o seu conteúdo é despido do ânimo de difamação, calúnia ou injúria”.

Ou seja, os desembargadores avaliaram que ele não teve a intenção de ofender a honra da mulher e, portanto, não houve base para alegar conduta ilícita e, consequentemente, dano moral indenizável.

Procurada pelo Metrópoles, a assessoria do TJMG afirmou que o Tribunal “não expressa opinião sobre decisões judiciais, tampouco sobre repercussões de decisões judiciais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?