metropoles.com

Grupo que movimentou R$ 100 mil com anúncios falsos é alvo de operação

Investigação, iniciada em 2021, identificou uma organização criminosa especializada em fraudes por meio de anúncios falsos na internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
pessoa com cartão de crédito e um computador aberto
1 de 1 pessoa com cartão de crédito e um computador aberto - Foto: Getty Images

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quinta-feira (7/11), a Operação Link Perdido e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no Mato Grosso. A investigação, iniciada em março de 2021, identificou uma organização criminosa especializada em fraudes cometidas por meio de anúncios falsos na internet.

O grupo movimentou mais de R$ 100 mil em valores obtidos ilegalmente, causando prejuízos a dezenas de vítimas em todo o Brasil. A operação foi realizada por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF), com apoio operacional da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Civil do Mato Grosso (DRCI/PCMT).

Os criminosos identificavam anúncios legítimos de celulares e contatavam os vendedores simulando interesse na compra. Em seguida, solicitavam a suspensão temporária do anúncio original e criavam uma versão falsificada com preço inferior e dados de contato diferentes.

Quando um comprador se interessava pelo anúncio falso, o grupo intermediava uma negociação fraudulenta entre o vendedor real e o comprador, recebendo o pagamento em diversas contas bancárias de “laranjas”. O dinheiro era, então, submetido a um complexo esquema de lavagem.

Durante a operação, foram apreendidos computadores, celulares e documentos que serão periciados. Uma investigada confessou a prática do crime. Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e falsa identidade. Somadas, as penas podem chegar a 27 anos de reclusão.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?