Grupo que cedeu sítio para mega-assalto em Araçatuba é alvo da PF
Com a 10ª fase deflagrada hoje, a PF já prendeu 43 investigados e cumpriu 95 mandados de busca e apreensão
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça feira (21/6), a 10ª fase da operação que investiga o mega-assalto em Araçatuba (SP) no início da madrugada do dia 30 de agosto do ano passado. O alvo dos bandidos foram agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Policiais cumprem cinco mandados de prisão temporária, oito de busca e apreensão e quatro de identificação criminal.
De acordo com as investigações, quatro dos suspeitos teriam fornecido estrutura logística aos demais integrantes da organização criminosa, inclusive emprestando uma propriedade rural para servir de ponto de apoio para a execução do mega-assalto. Não se descarta, também, que dois deles tenham participado diretamente da ação criminosa em Araçatuba.
O outro investigado estaria intimamente ligado aos principais executores do crime, que já foram presos, e também é possível que tenha estado presente na área central da cidade de Araçatuba, atuando diretamente no roubo praticado.
Com a 10ª fase deflagrada hoje, a PF já prendeu 43 investigados e cumpriu 95 mandados de busca e apreensão.
Dois dos mandados de busca expedidos para a nova fase da operação deflagrada nesta terça são cumpridos em São Paulo, com o apoio da Rota; dois em Agudos (SP); um em Indaiatuba (SP); e outros três, com o apoio do Baep, na cidade de Campinas (SP).
Mortes e terror
No ataque a Araçatuba, cidade que fica a cerca de 500 km de São Paulo, os criminosos usaram reféns sobre carros, que serviram de escudos para o bando de assaltantes a bancos.
Os moradores viveram momentos de terror na madrugada. Três pessoas morreram
Depois da investida, os bandidos abordaram pedestres e motoristas e os fizeram reféns. Alguns foram colocados sobre carros a fim de servirem de escudo para o bando. Os criminosos também cercaram bases da Polícia Militar e viaturas.
Nas redes sociais, as pessoas postaram o tiroteio e os momentos de pânico vividos pelos moradores. Confira:
Na fuga, os reféns foram amarrados nos veículos. Tentativa de impedir qualquer contra-ataque da polícia ao grupo. Deus guarde essas pessoas e todos de Araçatuba. Todas as agências bancárias do centro foram invadidas – informações preliminares. pic.twitter.com/lu0hBlcTCu
— Yuri Macri (@yurimacri) August 30, 2021
Muitos reféns em Araçatuba, Deus nos proteja, muito tiro perto de casa #araçatuba pic.twitter.com/nGzHR7XeDW
— Pituguinha (@mfviana) August 30, 2021
Basicamente fecharam Araçatuba por todos os cantos com explosões e tiros de fuzis e estão assaltando bancos no centro da cidade. Os caras estão encapuzados e estariam até com minas terrestres. O negócio tá bem feio.
— Kaio Esteves (@kaioesteves) August 30, 2021
Ataque coordenado aos bancos no centro de Araçatuba, mais de 1 hora é não param os tiros 😱 pic.twitter.com/6UBhKl5IED
— Camargo (@lecamargo82) August 30, 2021
o tanto de tiros em Araçatuba cara— pic.twitter.com/5BHboejGlS
— axxy៹⁷ PTD!! 👅 (@seokjmssi) August 30, 2021
Gente orem pela minha cidade está tendo ataque com tiro e tem até refém #Araçatuba pic.twitter.com/3nZxDlvVwd
— Davi (@paulodavid1999) August 30, 2021
A exemplo de outros ataques semelhantes, a quadrilha atirou para cima, usou explosivos e ateou fogo em veículos. Os bandidos também bloquearam rodovias, dificultando acesso dos motoristas à cidade.
A quadrilha fugiu após a ação. O valor roubado na agência bancária no centro da cidade ainda não foi divulgado.