metropoles.com

Grupo compra R$ 400 mil em passagens com cartões clonados da Caixa

Criminosos compravam passagens aéreas usando cartões clonados da Caixa e lavavam o dinheiro por meio de empresas de delivery

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Agentes da Policia Federal armas
1 de 1 Agentes da Policia Federal armas - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29/2), a segunda fase da operação Delivery Card para desarticular organização criminosa dedicada à prática de fraudes bancárias e outros crimes na cidade do Rio de Janeiro.

Na ação, policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nos bairros de Copacabana e Leblon, na Zona Sul, e Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 22 de setembro de 2022, após o Grupo de Repressão a Crimes Contra a Caixa Econômica Federal (GCEF) ter identificado os membros da quadrilha responsável pelas fraudes bancárias eletrônicas que causaram um prejuízo que ultrapassa R$ 400 mil .

Segundo a investigação, os criminosos compraram, de forma irregular, passagens aéreas usando cartões clonados da Caixa. Para evitar suspeitas, as passagens eram posteriormente vendidas a baixo custo em uma rede social, sob o pretexto de terem sido adquiridas em programas de milhagem.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas podem somar mais de 26 anos de prisão.

Delivery Card

O nome da operação faz referência aos crimes de clonagem de cartões e de lavagem de dinheiro cometidos por meio de empresas de delivery, atividade escolhida pela organização criminosa para lavar os valores provenientes de crimes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?