metropoles.com

Grafiteiros cobrem pichações do PCC durante ação social da PCDF. Vídeo

Ação que usou arte urbana para cobrir mensagens de facção ocorreu nesta 6ª feira e contou com a participação de 50 crianças e adolescentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
grafite revitalização pcc
1 de 1 grafite revitalização pcc - Foto: PCDF/Divulgação

Para livrar as ruas do Distrito Federal de pichações que remetem à facção Primeiro Comando da Capital (PCC), uma ação social da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reuniu artistas locais para revitalizar muros e paredes com arte urbana por meio do grafite.

A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (20/9), na Vila São José, em Brazlândia (DF). Cerca de 50 crianças e adolescentes participaram do evento, que contou com uma visita ao Museu Itinerante de Drogas da PCDF e com a emissão de documentos no ônibus do projeto Identidade Solidária.

Além disso, as crianças e os adolescentes assistiram a uma apresentação da equipe do canil da Divisão de Operações Especiais (DOE) e conheceram de perto os “policiais caninos”. Por fim, produtores rurais da região disponibilizaram lanches e frutas para os participantes.

Confira:

Ao longo de 18 meses, a região esteve no centro de investigações que resultaram em uma operação policial, a qual terminou com 14 faccionados e 17 traficantes presos.

A ação comunitária desta manhã foi a quinta promovida pela PCDF para combater a influência do PCC nas ruas do DF. A primeira ocorreu em 25 de setembro de 2023. À época, as quadras 56, 57 e 58 da Vila São José passou por limpeza, enquanto grafiteiros locais revitalizaram muros que apresentavam frases relacionadas à facção paulista.

A segunda ocorreu em 7 de novembro de 2023, quando a PCDF promoveu uma palestra no Centro Olímpico e Paralímpico de Brazlândia, ministrada por agentes da corporação, e 40 alunos conheceram o Museu Itinerante de Drogas da PCDF, instalado na Quadra 57 da Vila São José. Na ocasião, os participantes também puderam emitir a primeira carteira de identidade e cobrir com arte outras paredes associadas ao PCC.

Na terceira edição, em 20 de fevereiro de 2024, o ônibus do projeto Identidade Solidária ficou na Praça da Bíblia, na Vila São José, e 40 pessoas puderam emitir documentos.

Já a quarta edição ocorreu em 17 de julho de 2024, quando artistas lançaram grafite em muros das quadras 36 e 58 da Vila São José e apagaram inscrições da facção de São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?