Vídeo: “acumuladora de gatos” mantinha animais em condições precárias
A ação de resgate aos gatos foi realizada na manhã desta terça-feira (10/11) em colaboração com o Corpo de Bombeiros e protetores de animais
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais, resgatou gatos que viviam péssimas condições de saúde em uma casa localizada na cidade do Gama (DF). A ação foi realizada na manhã desta terça-feira (10/11), em colaboração com o Corpo de Bombeiros e protetores de animais.
No total, 12 felinos foram resgatados em condições de maus-tratos. A tutora dos animais – apelidada de “acumuladora de gatos” – mantinha os bichinhos presos em quartos fechados, sem ventilação, extremamente sujos e sem condições de movimentação adequada devido ao quarto apertado. Os gatos também apresentavam doenças de pele e lesões corporais.
Veja o vídeo do resgate:
A Polícia Civil já esteve na residência em um outro momento, após receber denúncias de que as proprietárias do imóvel possuíam dezenas de outros felinos na mesma situação, mas a visita não foi suficiente para a mudança de hábitos das donas.
O delegado Bruno Rios Ehndo, destacou que situações como essa oferecem riscos à integridade não só do animal, mas também dos tutores e vizinhos, em razão dos fatores de riscos inerentes a acumulação de animais em condições precárias e anti-higiênicas, haja vista a possibilidade de proliferação de doenças e zoonoses.
Como ajudar os gatos
A população pode ajudar adotando os animais ou denunciando mais casos como esse pelo número 197.