metropoles.com

“Gangue do Padê”: PCDF apreendeu drogas e brownies com maconha. Veja

Investigados usavam plataformas digitais e também recebiam pagamentos via Pix, o que ampliava rede de tráfico no DF, segundo a Polícia Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Cão policial - Metrópoles
1 de 1 Cão policial - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Para desarticular a rede de tráfico de drogas da “Gangue do Padê“, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) contou com o faro de Urus, um cão policial da raça pastor belga malinois.

Treinado pelo Departamento de Operações Especiais (DOE) da corporação, o cachorro ajudou a flagrar entorpecentes nas casas dos suspeitos, inclusive brownies supostamente feitos com maconha.

2 imagens
“Padê” era o código para cocaína
1 de 2

Suspeitos cadastravam contatos com apelidos e nomes vinculados às substâncias comercializadas

Divulgação PCDF
2 de 2

“Padê” era o código para cocaína

Divulgação/PCDF

Assista:

As investigações da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) revelaram que a gangue atuava próximo a bares da Asa Norte e tinha como público preferencial jovens de alta renda.

A PCDF deflagrou operação, na manhã desta quarta-feira (13/11), para desarticular a rede de tráfico de drogas, que também atuava em outras regiões administrativas do Distrito Federal.

Entre os entorpecentes vendidos, estavam cocaína – conhecida como “padê” principalmente entre a comunidade LGBTQIAP+ –, cetamina, metanfetamina e maconha.

A investigação também revelou que os suspeitos usavam plataformas digitais para facilitar o contato com compradores e aceitava pagamento via Pix, o que ampliava a rede de distribuição, segundo a PCDF.

A 5ª DP acrescentou que os suspeitos cadastravam contatos com apelidos e nomes vinculados às substâncias vendidas, como forma de despistar eventuais investigações e dificultar a identificação de integrantes da quadrilha.

“Brisadeiros”

A operação, que resultou de 10 meses de apurações, teve participação de mais de 60 policiais, inclusive equipes do DOE e cães farejadores.

As equipes cumpriram seis mandados de prisão, além de ordens judiciais de busca e apreensão, em diversas regiões administrativas – como Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Samambaia – e no Entorno do Distrito Federal.

Durante a ação, os policiais prenderam em flagrante três pessoas com drogas para suposta venda e apreenderam porções de cocaína, maconha, além de itens como balanças de precisão, celulares e máquinas de cartão de crédito.

Em um dos endereços, os investigadores encontraram diversos brownies de chocolate, aparentemente feitos com maconha. A apreensão se deu em uma quadra da Asa Norte, ao lado de onde policiais da 9ª DP (Lago Norte) recolheram “brisadeiros”.

Os envolvidos com a “Gangue do Padê” devem responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 25 anos de reclusão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?