Fumaça toma DF na manhã deste domingo (25/8): entenda o motivo
A seca e a estiagem que atingem o Distrito Federal duram mais de 120 dias. Cidade amanheceu tomada pela fumaça
atualizado
Compartilhar notícia
O céu do Distrito Federal amanheceu tomado por fumaça neste domingo (25/8). A cena foi vista por moradores de diversas regiões da cidade e chamou a atenção.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a fumaça é decorrente dos vários incêndios que vêm acontecendo ao longo da semana. A corporação também destacou que não há focos de fogo nesta manhã. A seca na capital federal já dura mais de 120 dias.
Uma outra explicação da corporação é de que houve, ainda, uma mudança nos ventos e a fumaça que está cobrindo o DF também é oriunda de queimadas no Amazonas, em São Paulo e no Pantanal Matogrossense.
“A fumaça é proveniente dos incêndios no interior de São Paulo, chegou até Brasília devido a mudança de cerca de 180º na direção do vento, ainda agravada por um sistema de alta pressão que não permite a dissipação da fumaça”, acrescentou a corporação.
➡ Fumaça toma DF na manhã deste domingo (25/8): entenda o motivo
A seca e a estiagem que atingem o Distrito Federal já duram mais de 120 dias. Cidade amanheceu tomada pela fumaça
Leia na coluna de @mirelle_ap e @carloscarone78: https://t.co/6p3ugoCuAt pic.twitter.com/qbW1pbfmLc
— Metrópoles (@Metropoles) August 25, 2024
Incêndios no fim de semana
Na tarde desse sábado (24/8), um incêndio queimou a vegetação de uma área, e as chamas chegaram aos postes e fios de energia no Park Way. O incidente ocorreu na Quadra 17, Conjunto 1.
Já na noite de sexta (23/8), em outro incêndio, uma subestação de energia foi atingida pelo fogo em Samambaia. A fumaça provocou “pequenas explosões” ao alcançar a rede elétrica, segundo o CBMDF.
A corporação registrou mais de 2,3 mil incêndios florestais em 2024 na capital, até o momento. Foram queimados 3,4 mil hectares.