Fumaça no DF: bombeiros atendem 93 ocorrências de incêndio em 24h
A manhã deste domingo (25/8) foi atípica para os moradores do Distrito Federal, que acordaram com o céu encoberto por uma névoa de fumaça
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal viveu um sábado (24/8) marcado por incêndios, culminando em uma densa camada de fumaça que cobriu a cidade na manhã deste domingo (25/8). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em apenas 24 horas, foram combatidos 93 focos de incêndio, que resultaram na queima de 224 hectares de vegetação.
A manhã deste domingo foi atípica para os moradores do Distrito Federal, que acordaram com o céu encoberto por uma névoa de fumaça. O fenômeno foi observado em diversas regiões da capital federal. De acordo com o CBMDF, a densa fumaça é consequência dos incêndios que ocorreram ao longo da semana e também pode ser decorrente de condições climáticas que favoreceram a dispersão.
Apesar da intensidade dos incêndios registrados no sábado, a corporação informou que, na manhã deste domingo, não havia focos ativos na região. No entanto, o impacto das queimadas se agrava uma vez seca e a estiagem já duram mais de 120 dias.
➡ Fumaça toma DF na manhã deste domingo (25/8): entenda o motivo
A seca e a estiagem que atingem o Distrito Federal já duram mais de 120 dias. Cidade amanheceu tomada pela fumaça
Leia na coluna de @mirelle_ap e @carloscarone78: https://t.co/6p3ugoCuAt pic.twitter.com/qbW1pbfmLc
— Metrópoles (@Metropoles) August 25, 2024
Na tarde de sábado (24/8), no Park Way, as chamas atingiram postes e fios de energia na Quadra 17, Conjunto 1. Outro episódio ocorreu na noite de sexta-feira (23/8), em Samambaia, onde uma subestação de energia foi atingida pelo fogo. A fumaça do incêndio provocou “pequenas explosões” ao entrar em contato com a rede elétrica, conforme relatado pelo CBMDF.
Até o momento, em 2024, o Distrito Federal já registrou mais de 2,3 mil incêndios florestais, com uma área total de 3,4 mil hectares consumida pelo fogo.