Fuga em presídio: presos do CV estavam na mesma prisão que Beira-Mar
Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça pertencem ao Comando Vermelho e fugiram nesta quarta-feira (14/2)
atualizado
Compartilhar notícia
Os dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró cumpriam pena no mesmo complexo onde está detido o líder da facção carioca Comando Vermelho (CV), Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.
Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça pertencem ao CV e fugiram nesta quarta-feira (14/2). É a primeira fuga registrada no Sistema Penitenciário Federal (SPF).
Nascimento e Mendonça cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco (AC) até setembro de 2023, quando foram transferidos para o presídio federal de Mossoró. O prazo para que eles permaneçam na cadeia de segurança máxima, sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD, com regras mais rígidas em comparação com os demais tipos de prisão), é de dois anos.
Veja como é a cela onde os presos estavam:
Transferência
Conforme a coluna noticiou, Beira-Mar, desembarcou na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em janeiro deste ano. O criminoso, condenado a 317 anos de prisão, estava na penitenciária de segurança máxima de Campo Grande (MS). A operação ocorreu em sigilo e reuniu cerca de 100 policiais penais.
Entre os transferidos, também estavam Marcinho VP e Mano G. As práticas de transferência de alguns presos entres os centros federais é comum e serve para desarticular a organização de grupos criminosos.
As imagens mostram Fernandinho Beira-Mar escoltado por policiais penais federais. Veja:
Em 2021, Fernandinho Beira-Mar afirmou, em um vídeo, que sofria maus-tratos na prisão de Mato Grosso do Sul, onde estava desde 2019.