metropoles.com

Faraó dos Bitcoins é transferido para presídio federal após suspeita de uso de celular

Investigações constataram que preso recebia visitas não cadastradas e mantinha celulares nos presídios em que ficou detido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
Polícia Federal
1 de 1 Polícia Federal - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou, nessa quarta-feira (25/1), a transferência de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. A mudança ocorreu após decisão do juiz Marcello Rubioli, da 1ª Vara Especializada em Organizações Criminosas do Rio de Janeiro.

A transferência contou com forte mobilização policial e teve participação da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal, além de agentes da Delegacia de Repressão a Drogas da Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

O “Faraó dos Bitcoins” deixou o Presídio Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, pouco antes das 8h. Antes de seguir para o Paraná, o preso foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde passou por exame de corpo de delito.

A decisão da Justiça atende a um pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Investigações constataram que o preso recebia visitas não cadastradas e mantinha celulares nos presídios em que esteve detido no estado.

Kryptos

A operação que levou Glaidson dos Santos à prisão, deflagrada em agosto de 2021, resultou em uma das maiores apreensões de criptomoedas feitas pela PF. A polícia apreendeu cerca de R$ 150 milhões em criptoativos e R$ 14 milhões em espécie, além de dezenas de veículos, relógios e joias.

A transferência do preso teve apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Penitenciária Federal em Catanduvas.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?