metropoles.com

Falta de adesivo ameaça tirar 192 viaturas da PMDF das ruas. Entenda

O simples fato de um adesivo apontando a unidade de origem da viatura irá provocar desfalque considerável no policiamento do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Falta de adesivo em viaturas da PMDF pode tirar segurança das ruas
1 de 1 Falta de adesivo em viaturas da PMDF pode tirar segurança das ruas - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está ameaçado de sofrer um duro golpe e ficar consideravelmente desfalcado nas próximas semanas. Isso porque, por determinação da corporação, o abastecimento de pelo menos 192 viaturas que estão com a plotagem defasada está ameaçado de ser cortado. Ou seja, viaturas policiais adesivadas com a numeração de unidades diferentes da atual lotação serão encostadas até que a burocracia seja resolvida.

A coluna teve acesso a uma circular datada de 26 de setembro, em que o coronel Jorge Marcos Xavier da Silva, diretor de Patrimônio, Transporte e Suprimento da corporação, determina que toda a frota realize a adequação, primordialmente nos modelos operacionais: Dodge Journey, Mitsubishi ASX e Toyota Corolla. Foi estipulado um prazo de 10 dias para que a ordem seja cumprida.

No documento, o oficial ainda ressalta que os responsáveis pelos veículos em desacordo com as normas terão os registros enviados ao Departamento de Controle e Correição para a adoção das medidas disciplinares cabíveis. “Até que seja regularizada a situação em comento, informo que foi determinado o bloqueio do abastecimento das respectivas viaturas”, destacou o coronel.

Veja o quadro de viaturas que poderão ter o combustível cortado por não usarem o adesivo atualizado:

Adesivo

Militares ouvidos pela coluna afirmam que não há tempo hábil para trocar a plotagem de todas as viaturas em um período de tempo tão curto, principalmente em decorrência da burocracia que envolve retirar a viatura do policiamento e depois fazer a cotação de orçamento para trocar os adesivos.

“O que acontece: as viaturas têm a identificação da unidade como 1º BPM , 2º BPM, por exemplo. Aí várias viaturas são transferidas e acabam ficando com a plotagem antiga. São quase 200 veículos nessa situação”, explicou o policial, que pediu anonimato para não sofrer represálias.

A coluna entrou em contato com o Centro de Comunicação Social (CCS) da PMDF para comentar sobre o corte de combustível das viaturas pela falta dos adesivos. Na manhã deste domingo (1º/10), a corporação mandou nota. De acordo com o comunicado, os carros não vão deixar de roda pela ausência do adesivo.

“A Polícia Militar do Distrito Federal informa que nenhuma viatura deixará de ser utilizada, em virtude da necessidade de atualização da plotagem. Para efetivar tal atualização, cada caso será tratado individualmente e, se for preciso, o prazo inicialmente estabelecido será estendido”, diz o documento.

Na nota, a PMDF ressalta que “o serviço de segurança pública” não vai sofrer descontinuidade. “A atualização da plotagem é necessária para identificação imediata da unidade responsável pela viatura”, termina o comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?