Ex-vice-governador do AM é investigado pela PF por caixa 2 na eleição
Principal alvo de operação é o ex-vice-governador Henrique Oliveira (Pros), que se candidatou ao governo amazonense nas eleições de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30/11), a Operação Amor Fantasma, destinada à repressão do crime de caixa 2 nas eleições deste ano, no Amazonas.
O principal alvo da ação é o ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos), que assumiu a função entre 2015 e 2017, e se candidatou ao governo amazonense nas eleições deste ano.
A ex-mulher do político, Adriana Mendonça, candidata a deputada federal, também é investigada, assim como três empresas.
A PF apurou que a candidata recebeu grande quantia de dinheiro do partido pelo qual concorreu, o Pros: aproximadamente R$ 1,5 milhão. O valor foi repassado às empresas investigadas.
Na ação, os agentes apreenderam celulares dos envolvidos, computadores e documentos. Por meio de nota, a corporação informou que o cumprimento do mandado de busca e apreensão “visa identificar a prática delituosa, bem como angariar outros elementos indicativos de autoria e materialidade” das práticas.
O nome da operação faz alusão à relação conjugal entre os principais investigados.