metropoles.com

Ex-deputado que mandou matar adolescente de 16 anos no DF é preso

Ex-deputado Carlos Xavier foi preso nesta segunda (19/2) em Brazlândia. Ele foi condenado por mandar matar suposto amante da esposa em 2004

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Foto colorida de homem com cabelo curto e de terno dando entrevista
1 de 1 Foto colorida de homem com cabelo curto e de terno dando entrevista - Foto: Reprodução/TV Globo

Foi preso nesta segunda-feira (19/2) o ex-deputado distrital Carlos Xavier, também conhecido como Adão Xavier, 62 anos (foto em destaque). O ex-parlamentar foi condenado em segunda instância a 15 anos de prisão em 2014, por ordenar o assassinato de um jovem de 16 anos que ele acreditava ser amante de sua esposa. O crime ocorreu em 2004.

Xavier está detido na 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) e foi levado ao local pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Quando foi preso, o político estava em um carro Toyota Hilux e tinha consigo R$ 1,3 mil em espécie.

O ex-deputado era procurado desde fevereiro de 2022, quando foi expedido um mandado de prisão pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

Em 2018, enquanto ainda estava foragido, o então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski concedeu habeas corpus ao político. No ano anterior, o ministro já havia concedido uma liminar autorizando que o ex-distrital permanecesse em liberdade, decisão derrubada poucos meses depois.

Assassinato

Xavier foi o primeiro deputado distrital cassado na história da Câmara Legislativa do DF. Acabou condenado pela morte do adolescente Ewerton Ferreira, no Recanto das Emas, após desconfiar que o jovem mantinha um relacionamento com sua mulher.

O corpo de Ewerton foi encontrado atrás de uma parada de ônibus. Segundo a acusação, Xavier contratou o capoeirista Eduardo Gomes da Silva, conhecido como Risadinha, Leandro Dias Duarte e um adolescente para executarem a vítima.

Em abril de 2014, ele foi condenado a 15 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo crime de homicídio. A decisão havia sido confirmada em segunda instância no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?