metropoles.com

Em operação nesta 5ª feira, MP fiscaliza atendimentos em 13 UPAs do DF

Equipes elaboraram checklist para que todos os promotores usem o mesmo parâmetro na inspeção das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachada MPDFT
1 de 1 Fachada MPDFT - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Equipes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) estão nas ruas, na manhã desta quinta-feira (9/2), para fiscalizar as 13 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Distrito Federal.

O objetivo da ação, batizada de Operação Diagnose, é fiscalizar políticas públicas de saúde. O foco são quatro áreas: recursos humanos, estrutura física, equipamentos ou mobiliários e medicamentos.

Os promotores de Justiça vão verificar se os profissionais têm cumprido a jornada de trabalho estabelecida, as condições dos prédios e equipamentos, o abastecimento de medicação das farmácias, se há restrições de atendimento com bandeiramento para casos urgentes, entre outros pontos.

A instituição elaborou um checklist para que todos os promotores de Justiça usem o mesmo parâmetro na inspeção das unidades. Após a operação, as equipes vão elaborar um relatório, que será entregue à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Se necessário, também podem expedir recomendações e ajuizar ações.

O que são as UPAs?

As UPAs são responsáveis por prestar atendimento em casos de média complexidade. As unidades oferecem estrutura simplificada, com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação para pacientes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?