metropoles.com

Download ilegal de livros é alvo de operação em quatro estados

Ministério da Justiça conta com apoio das polícias do Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais contra pirataria de livros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Civil
Polícia Civil Nuciber
1 de 1 Polícia Civil Nuciber - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza, na manhã desta quarta-feira (30/11), uma força-tarefa com a participação das polícias civis de quatro estados brasileiros. O objetivo é reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual por meio da divulgação de livros, violando direitos dos autores em sites ilegais de download.

A ação batizada de Operação Last Page foi deflagrada por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Ciberlab). E conta com a participação das polícias civis do Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais.

No total, são cumpridos, por determinação judicial, seis mandados de busca e apreensão, quatro bloqueios ou suspensão de sites e exclusão de perfis em plataformas nas redes sociais.

De acordo com a legislação, a pirataria digital pela internet se enquadra no §3º, do art. 184, do Código Penal Brasileiro.

A norma tipifica como crime a conduta de violação de direito autoral consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente.

A pena para quem pratica esse crime é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?