Doente e sem água: PCDF prende tutor de cadela achada à beira da morte
Animal, batizado como “Chiquinha” pelos policiais civis, foi encontrado em condições de extrema crueldade, no Setor O, em Ceilândia (DF)
atualizado
Compartilhar notícia
Uma equipe da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) prendeu, na tarde desta segunda-feira (19/8), um homem de 44 anos por cometer maus-tratos contra uma cadela em Ceilândia (DF). O animal, batizado como “Chiquinha” pelos policiais, foi encontrado em condições de extrema crueldade, na região do Setor O.
Chiquinha estava presa por uma corrente, sem acesso a água ou comida e em estado grave de caquexia – doença que gera perda de peso marcante e diminuição excessiva da massa muscular.
Quando chegou ao endereço informado por denunciantes, a equipe encontrou a cadela debilitada e sem forças para mover o corpo, à exceção dos olhos.
Além disso, o animal estava infestado de ectoparasitas e apresentava acúmulo de líquidos nas cavidades torácica e abdominal, o que compromete as funções dos pulmões e do coração.
Veja:
A cadela foi resgatada e levada para o Hospital Veterinário Público de Taguatinga, onde está internada na unidade de tratamento intensivo.
Diante das evidências de maus-tratos, o responsável pelo animal acabou preso em flagrante e foi autuado com base na lei que trata dos crimes ambientais. Ele foi colocado à disposição da Justiça, para passar por audiência de custódia.
Quem for testemunha de casos de maus-tratos contra animais pode denunciar o caso à Polícia Civil, pelo telefone 197, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou pelo WhatsApp 61 986-261-197.