metropoles.com

Diretoria é suspeita de esvaziar cofre do Sindicato de Bombeiros Civis

As investigações tiveram início em maio deste ano e foram conduzidas pela Delegacia de Repressão à Corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
PCDF operação brigadistas
1 de 1 PCDF operação brigadistas - Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2/10), a Operação Fiduciafracta, para apurar desvio de dinheiro dos cofres do Sindicato dos Bombeiros Civis do Distrito Federal (Sindbombeiros) envolvendo a participação da diretoria e de seu contador.

As investigações tiveram início em maio deste ano e foram conduzidas pela Delegacia de Repressão à Corrupção vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRCor/Decor). São cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

Os policiais encontraram fortes evidências de que os envolvidos utilizaram o dinheiro dos associados em benefício próprio por meio fraudulento. Para isso, foram geradas notas fiscais de serviços e bens fictícios, de modo que os pagamentos eram revertidos em favor dos próprios investigados.

A apuração aponta que as notas fiscais foram emitidas por “empresas de fachada” manipuladas pelo contador do sindicato, que maquiava o balanço contábil e dava aparência de legalidade às contas do sindicato.

Os mandados foram cumpridos no Plano Piloto, em Ceilândia, Sobradinho e Planaltina, bem como em Santo Antônio do Descoberto (GO) e Valparaíso de Goiás (GO), no Entorno do Distrito Federal.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato equiparado, associação criminosa e lavagem de capitais. Caso condenados, podem pegar até 30 anos de prisão.

Participaram da ação cerca de 45 policiais civis do Distrito Federal. O nome da operação de origem latina significa, em tradução livre, confiança quebrada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?