DF: lista de festa junina acaba em ameaça e acusações entre blogueiros
A discussão sobre plágio em perfis do Instagram perdurou durante esse fim de semana e dividiu os seguidores
atualizado
Compartilhar notícia
Uma lista com a programação das festas juninas na capital virou motivo de briga entre dois influenciadores digitais do ramo gastronômico do Distrito Federal. Por meio de perfil no Instagram, o blogueiro Rodrigo Lourenço denunciou que o conteúdo, publicado por ele no “Comidas de Brasília“, estava sendo usado por outra conta, sem os devidos créditos.
Em resposta, a influencer Daniela Carvalho, dona do “Onde Comer Brasília“, alegou que não houve plágio e justificou que os funcionários fizeram um compilado com as datas dos eventos temáticos.
A discussão, no entanto, perdurou durante todo o último fim de semana e dividiu os seguidores. Um dos responsáveis pela página Onde Comer Brasília, de Daniela, chegou a gravar um vídeo dizendo que denunciaria o caso às autoridades e que “internet não é terra sem lei”. Segundo ele, a influencer estaria recebendo ameaças e seria vítima de um “linchamento virtual”. Também declarou que os ataques eram machistas. Confira:
À coluna Lourenço se defendeu. Disse que não fez ataques e alegou que tinha como objetivo expor a situação para que o conteúdo não fosse copiado de forma indevida. Também revelou que chegou a trocar as datas para constatar se o conteúdo seria plagiado.
O influencer acrescentou que não está em Brasília no momento, mas acionou a equipe de advogados, pois diz ter sido acusado publicamente de crimes que não cometeu.
Em nota, Daniela Carvalho lembrou que o perfil dela no Instagram existe há 7 anos e que ela “preza, além da qualidade, pela empatia e respeito aos colaboradores, seguidores e clientes”. O texto também assegura que os produtores de conteúdo prezam “pela criatividade e inovação” e não concordam com” qualquer tipo de plágio nas informações”.
Confira a nota do “Onde Comer Brasília” na íntegra:
“Informamos que o trabalho do perfil Onde Comer Brasília é realizado há 7 anos e preza, além da qualidade, pela empatia e respeito aos colaboradores, seguidores e clientes. Somos uma empresa que atua na produção de conteúdo para a plataforma Instagram e prezamos pela criatividade e inovação e não concordamos com qualquer tipo de plágio nas informações.
Esclarecemos que o post publicado sobre festas juninas no Distrito Federal foi criado com intuito informativo em que as fontes utilizadas para a produção deste conteúdo foram obtidas por meio de sites e jornais da capital que realizaram publicações sobre o assunto.
Lamentamos o ocorrido e esclarecemos que nunca foi nossa intenção plagiar ou copiar o trabalho criativo de outra página. Reforçamos mais uma vez que somos contra essas atitudes e ações.
Registramos o nosso pedido de desculpas a todos que se sentiram lesados pela nossa publicação, aos nossos seguidores e aos nossos clientes. Encerramos o assunto em todas as suas esferas com a exclusão do post e reforçamos a importância do trabalho realizados pelo nosso perfil e pelos demais no seguimento gastronômico no DF. Entendemos que há mercado para todos e que a concorrência limpa e honesta faz com que clientes e seguidores consigam usufruir do melhor que esses perfis têm a oferecer.”
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.