metropoles.com

Detran: saiba quem é o servidor que transferia carros de forma ilegal

Israel Mourão Garreto é suspeito de cobrar por fora para transferir centenas de veículos a pedido de agências de revenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
Detran: saiba quem é o servidor que transferia carros de forma ilegal
1 de 1 Detran: saiba quem é o servidor que transferia carros de forma ilegal - Foto: PCDF/Divulgação

Alvo da Operação Transitaire, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na manhã desta sexta-feira (1º/3), o servidor de carreira do Departamento de Trânsito da capital do país (Detran-DF) Israel Mourão Garreto é suspeito de cobrar por fora para transferir centenas de veículos sem observar os trâmites legais e a pedido de agências de revenda. O valor por automóvel custava, em média, R$ 50.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Repressão à Corrupção, vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRCor/Decor), revelou que o servidor público se valia da lotação em um Núcleo de Atendimento de Veículo – setor responsável pela execução de processos, como transferência de endereço, propriedade, primeiro emplacamento e alteração de categoria – para efetuar uma série de procedimentos ilegalmente.

A investigação começou após comunicação da própria autarquia, por meio da Coordenadoria Geral de Atendimento ao Usuário (CGate), que constatou as irregularidades, afastou o servidor e tem atuado com a PCDF, a fim de elucidar o ocorrido.

Os policiais cumpriram, nesta sexta-feira (1º/3), mandados de busca e apreensão para reunir provas e apurar o possível envolvimento de outras pessoas no esquema, inclusive mais servidores. O suspeito é investigado pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa. As penas pelos delitos podem chegar a 15 anos de prisão.

Operação Transitaire

O nome da operação – “despachante”, em tradução livre do francês – faz alusão à conduta praticada pelo investigado, pelo fato de ser servidor de carreira, mas que teria atuado como despachante para agências de revenda de veículos.

O outro lado
Confira a íntegra da nota enviada pelo Detran:

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que, assim que tomou conhecimento das supostas irregularidades, fez boletim de ocorrência para dar início às investigações. A Corregedoria do Detran-DF está com processo em andamento e todas as decisões administrativas estão sendo tomadas. O Detran-DF está à disposição para colaborar com as investigação, já que o processo está correndo na esfera criminal. Os procedimentos realizados pelo servidor serão revistos e os que forem constatadas quaisquer irregularidades serão desfeitos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?