metropoles.com

Crimes eleitorais e pessoas com mal-estar: veja como foi 1º turno no DF

No período da tarde, a Polícia Civil (PCDF) prendeu um homem, em flagrante, com material de propaganda eleitoral fazendo “boca de urna”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
foto-votacao-planaltina-df-eleicoes-2022
1 de 1 foto-votacao-planaltina-df-eleicoes-2022 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As forças de segurança do Distrito Federal que atuaram neste domingo (2/10) atenderam a poucas ocorrências policiais relacionadas a crimes eleitorais. No período da tarde, a Polícia Civil (PCDF) prendeu um homem, em flagrante, com material de propaganda eleitoral fazendo “boca de urna”, em Sobradinho. A voz de prisão foi dada por um promotor de Justiça que trabalhava na fiscalização das eleições.

Também apreenderam uma arma de fogo, em Samambaia, nas proximidades de um dos pontos de votação, na quadra 619 da região. O portador foi conduzido à delegacia por agentes da PCDF. No Paranoá e em Samambaia, duas pessoas foram flagradas ao fotografar urnas com a utilização de celulares.

Os agentes que pegaram os suspeitos em flagrante os encaminharam à Superintendência Regional da Polícia Federal do DF (SRDF/DPF), no Setor Policial Sul. Já no Recanto das Emas, foi registrada ocorrência por distribuição de panfletos de candidatos. Os dois envolvidos foram conduzidos à Polícia Federal, mas logo liberados por falta de materialidade do fato.

Locais monitorados

Os 610 locais de votação tiveram a presença de policiais militares, assim como as 20 juntas de apuração e os 20 cartórios eleitorais. O Corpo de Bombeiros realizou cinco atendimentos por causa clínicas. Um deles ocorreu no Paranoá, após uma senhora sentir-se mal. Ela estava consciente, orientada e estável e os socorristas a transportaram para o Hospital do Paranoá.

Um outro atendimento foi realizado a uma pessoa, que apresentava sintomas de ansiedade. Ela retornou à sua residência. O mesmo ocorreu com um senhor, de 79. Estava sentindo-se fraco e os filhos decidiram retornar com ele para casa. No Guará II, os militares atenderam uma menina de nove anos que passou mal no local. Ela foi transportada consciente para o Hospital Brasília. Na Escola Classe 05, Planaltina, uma senhora acabou indo para o Hospital Regional de Planaltina após desmaiar.

Os militares auxiliaram, ainda, atenderam duas pessoas com dificuldade de locomoção, no Lago Norte e em Sobradinho. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal monitorou o trânsito nas vias urbanas durante o horário das votações. Entre 12h e 15h30 foi registrado grande fluxo de veículos e pontos de retenção próximo aos locais de votação. Após este horário, o trânsito fluiu com tranquilidade, sem registro de intercorrência nas principais vias do DF, assim como nas três pontes localizadas no Lago Sul.

Período da manhã

O CBMDF realizou dois atendimentos com motivação clínica, sendo um mal súbito – em Samambaia Norte, e um desmaio, em Sobradinho. Os militares ajudaram, ainda, uma senhora que caiu na seção eleitoral em São Sebastião. Ela estava, consciente, orientada e estável e seguiu para o Hospital do Paranoá. Um senhor foi atendido na Colônia Agrícola Vicente Pires, após sentir-se mal. Ele teve o socorro no local, e não precisou ser encaminhado à unidade de saúde.

Os militares realizaram o deslocamento de uma pessoa com dificuldade de locomoção ao Centro de Ensino Fundamental 03, no Paranoá. Houve, ainda, atendimento clínico a um homem, na Escola Classe 50, Taguatinga Norte. O paciente foi atendido por médico do Samu, não sendo necessário, no entanto, transporte ao hospital.

A PCDF computou ainda um crime eleitoral por meio da Delegacia Eletrônica. De acordo com a ocorrência, haviam pessoas jogando panfletos de candidatos numa escola, no Guará. O fato está em apuração e, caso seja configurado, será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal.

O Detran realizou intervenções pontuais para melhor fluidez do trânsito. O departamento registrou um aumento de fluxo de veículos na chegada ao centro de Taguatinga e outro em Águas Claras, próximo ao colégio La Salle.

A PMDF conduziu uma mulher até a Polícia Federal por fotografar urna, no Recanto das Emas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?