metropoles.com

Conluio de servidores para aluguel de viaturas deixa rombo de R$ 33 mi

Investigações indicam a existência de irregularidades, como ausência de licitação pública e possível conluio entre servidores e empresários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida das luzes da PM _ Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida das luzes da PM _ Metrópoles - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF), junto ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção do Ministério Público do Estado de Rondônia (Gaec-MPRO), deflagrou a Operação Ben-Hur, nesta terça-feira (22/10).

O objetivo é apurar possível fraude na contratação, em 2021, do serviço de locação de veículos para atendimento às polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, bem como ao Corpo de Bombeiro Militar, pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec).

As investigações indicam a existência de irregularidades, como ausência de licitação pública, possível conluio entre gestores da Sesdec e representantes da firma contratada, bem como direcionamento na escolha das empresas participantes do processo.

A investigação teve início a partir de notícia-crime encaminhada ao MPRO, que apontava supostas irregularidades na adesão a uma ata de registro de preços do estado do Maranhão, efetuada sem a devida publicidade e em prejuízo ao caráter competitivo do certame.

Durante as apurações, foram reunidos indícios de que os veículos locados não atendiam às especificações contratuais e não tinham itens básicos para um carro oficial da polícia, como giroflex, sirene e rádio, o que acarretaria prejuízo ao erário.

O contrato, inicialmente previsto para atender às necessidades da secretaria por um ano, acabou prorrogado sucessivamente e resultou no pagamento de aproximadamente R$ 33 milhões.

As equipes cumpriram nove mandados de busca e apreensão em endereços ligados à empresa contratada e aos investigados, em Porto Velho (RO) e em Belém (PA), para coleta de elementos que possam subsidiar a investigação.

A ação conta com o apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que auxiliará na análise dos documentos e materiais apreendidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?