metropoles.com

Comissão do Senado aprova medidas de enfrentamento ao tráfico humano

Comissão do Senado Federal aprovou projeto que criminaliza forjar casamento com crianças para facilitar entrada clandestina de imigrantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou um projeto de lei que tipifica como crime forjar casamento com crianças para criar famílias de mentira e facilitar a entrada clandestina de imigrantes no exterior. O texto é de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

O PL nº 4468/2021 busca contribuir para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes que já movimentou R$ 8 bilhões no Brasil, segundo estimativa da Polícia Federal. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) é relatora do projeto.

A proposta também prevê campanhas nacionais buscando a conscientização e a participação da sociedade sobre o tema. “O contrabando de migrantes afeta quase todos os países do mundo. Ele mina a integridade dos países e comunidades e custa milhares de vidas a cada ano. É preciso endurecer as regras para esses crimes e tipificar as novas condutas, que conforme entendimento das autoridades policiais nacionais e internacionais, caracterizam o tráfico de pessoas”, destacou Mecias de Jesus.

Damares Alves sugeriu o uso dos canais já existentes, como o 190, para ajudar a polícia a localizar os criminosos e resgatar vítimas por meio de denúncias. O documento prevê o treinamento dos atendentes para que identifiquem e façam a triagem adequada das denúncias desses crimes, evitando que as ligações sejam perdidas.

A senadora destaca que os criminosos se aproveitam de pessoas vulneráveis ou motivadas por falsas promessas de uma vida melhor: “Elas (vítimas) são coagidas, ameaçadas e forçadas a aceitar os abusos dos criminosos. O destino de muitas dessas vítimas é o trabalho análogo a escravidão, a prostituição forçada, a servidão por dívida ou mesmo a morte, inclusive por afogamento ou sede”.

PF combate tráfico de recém-nascidos

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã dessa segunda-feira (4/12), a Operação Deverra para combater o tráfico internacional de bebês recém-nascidos brasileiros, a partir do estado de São Paulo, para a Europa.

No total, são cumpridos seis mandados judiciais (quatro de busca pessoal, um de busca e apreensão e um de prisão preventiva) nas cidades de Valinhos (SP) e Itatiba (SP).

A investigação teve início no último dia 30 com notícia do Ministério Público de São Paulo de que um recém-nascido da cidade de Valinhos (SP), que ainda se encontra no hospital, havia sido abandonado pela mãe e foi registrado como filho de um homem de nacionalidade portuguesa.

As suspeitas recaíram no possível tráfico internacional de bebês, e verificou-se que, em menos de um mês, o mesmo homem de nacionalidade portuguesa havia registrado outra recém-nascida no mesmo hospital como sua filha.

A Polícia Federal constatou que esses registros de paternidade se deram por uso de documentos falsos perante a Justiça Estadual, em juízos diferentes, acompanhados de pedidos de guarda unilateral dos bebês, o que lhe permitiria sair do país sem anuência da mãe.

Pelos delitos apurados até o momento, os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de crianças, registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro, entre outros delitos que poderão ser melhor definidos após a análise do material apreendido, podendo a pena ultrapassar 18 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?