Com declarações falsas, bandidos ganham R$ 2,7 mi de restituição do IR
Investigação começou a partir de uma prisão em flagrante em São Paulo (SP). Receita Federal identificou mais de 12 mil declarações fraudadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (8/3), a Operação Verdade Ilusória contra uma organização criminosa que incluía dados falsos nos sistemas da Receita Federal do Brasil (RFB) para receber valores indevidos como restituição do Imposto de Renda (IR). As equipes cumprem seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal em Fortaleza (CE).
A investigação começou a partir de uma prisão em flagrante em São Paulo (SP). Os créditos eram efetuados em contas abertas com documentos falsos e resgatados por pessoas diferentes daquelas que, em tese, teriam direito ao recebimento, segundo as apurações.
A Receita Federal identificou mais de 12 mil declarações de imposto de renda fraudadas – a maioria em nome de estrangeiros que saíram definitivamente do território nacional. O prejuízo aos cofres públicos é superior a R$ 2,7 milhões.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação e uso de documento falso, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.