Chaveiro é chamado para abrir apartamento de Jair Renan no DF
Jair Renan é um dos investigados no âmbito da Operação Nexum, deflagrada nesta 5ª-feira (24/8) pela PCDF
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) precisou acionar um chaveiro (de casaco cinza, na foto em destaque) para cumprir o mandado de busca e apreensão no apartamento de Jair Renan Bolsonaro, filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na manhã desta quinta-feira (24/8).
Jair Renan é um dos investigados no âmbito da Operação Nexum. Além dele, Maciel Carvalho, 41 anos é apontado como principal alvo da operação, e mentor do esquema.
As investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dot/Decor) cumpre outros quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva por crimes contra a fé pública e associação criminosa, além de crimes cometidos em prejuízo do erário do Distrito Federal.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Distrito Federal e em Santa Catarina. No DF, as ordens foram cumpridas em Águas Claras e no Sudoeste, em desfavor do alvo principal e dois comparsas, sendo um deles um “testa de ferro” usado pelo grupo para figurar como proprietário das empresas.
Também houve cumprimento de mandados na Asa Sul, em um mesmo endereço em que estão registradas uma empresa vinculada ao principal investigado e outra vinculada a um dos demais envolvidos, o qual também foi alvo de busca em sua residência localizada em Balneário Camboriú (SC).
Além disso, foi cumprido um mandado de prisão preventiva em desfavor do mentor do esquema. Outro investigado teve decretada sua prisão, porém encontra-se foragido e também é procurado por crime de homicídio ocorrido em Planaltina.
As diligências de hoje visam apreender bens e documentos especificamente relacionados aos fatos apurados no âmbito da investigação policial, bem como colher outros elementos de convicção relacionados aos investigados.