metropoles.com

Braga Netto procurou pai de Cid para descobrir teor da delação

De acordo com a PF, as tentativas de interferência tinham como objetivo controlar as informações fornecidas por Mauro Cid e alinhar versões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Imagem colorida mostra Braga Netto esteve no comando da intervenção federal no Rio - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Braga Netto esteve no comando da intervenção federal no Rio - Metrópoles - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em um novo capítulo da investigação que envolve o ex-ministro Walter Braga Netto, a Polícia Federal (PF) revelou detalhes sobre a tentativa do general da reserva de obstruir as investigações conduzidas pela corporação. Segundo a PF, Braga Netto teria tentado obter informações sigilosas sobre o acordo de colaboração premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro, visando interferir na apuração dos fatos.

O relatório da PF aponta que Braga Netto buscou, por meio do pai de Mauro Cid, o empresário Mauro César Lourena Cid, acessar detalhes cruciais do acordo de colaboração.

De acordo com a PF, as tentativas de interferência tinham como objetivo controlar as informações fornecidas por Mauro Cid e alinhar as versões entre os investigados, o que configuraria obstrução da Justiça.

Entre os elementos de prova apresentados, destaca-se uma troca de mensagens entre Braga Netto e Mauro César Lourena Cid, realizadas por meio do aplicativo WhatsApp. Essas interações, registradas nas primeiras horas de 8 de agosto de 2023, foram apagadas logo após, o que levanta suspeitas de tentativa de encobrir evidências.

O general e o empresário trocaram mensagens justamente três dias antes da deflagração da operação “Lucas 12:2”, que investigava o desvio de joias recebidas por Bolsonaro e sua comitiva.

Em outro trecho das investigações, foi revelado que, em 7 de agosto de 2023, Mauro César Lourena Cid fez diversas interações com Braga Netto. Esses diálogos, segundo a PF, visavam manter os demais membros da organização criminosa informados sobre o andamento da colaboração de Mauro Cid e impedir que a verdade dos fatos fosse revelada à investigação.

A situação ficou ainda mais tensa delicada, em setembro de 2023, após a homologação do acordo de colaboração de Mauro Cid, os pais do colaborador entraram em contato com os generais Braga Netto e Augusto Heleno para afirmar que as acusações eram falsas, possivelmente em um esforço para descredibilizar o acordo de colaboração e aliviar a pressão sobre os envolvidos.

Em 8 de fevereiro de 2024, durante a operação “Tempus Veritatis”, a PF encontrou, na sede do Partido Liberal (PL), um documento contendo perguntas e respostas sobre o acordo de colaboração de Mauro Cid, guardado sob a mesa do coronel Flávio Botelho Peregrino, ex-assessor de Braga Netto. O conteúdo do documento indicava uma tentativa de controle das informações relacionadas à colaboração premiada, reforçando as suspeitas de interferência.

Prisão
Walter Braga Netto, foi preso pela PF na manhã deste sábado (14/12) em sua residência, em Copacabana, Rio de Janeiro, por obstrução à Justiça. Além da prisão do ex-ministro de Bolsonaro, a PF também cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de Flávio Peregrino, ex-assessor de Braga Netto, em Brasília. A operação visou impedir que os investigados continuassem a atrapalhar o curso das investigações e a produção de provas, garantindo que as ações ilícitas não se repetissem.

Braga Netto, que foi vice na chapa de Jair Bolsonaro durante a eleição de 2022, é um dos principais investigados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?