metropoles.com

Bin Laden, líder do PCC, se forma em prisão de segurança máxima do DF

Formatura de Bin Laden ocorreu na última 3ª feira (10/10), com recebimento de certificado na presença de professores e pedagogos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Bin Laden, líder do PCC, se forma em prisão de segurança máxima do DF
1 de 1 Bin Laden, líder do PCC, se forma em prisão de segurança máxima do DF - Foto: Divulgação

A Penitenciária Federal em Brasília (PFBra), com apoio da Divisão de Reabilitação (Direb), promoveu a cerimônia de formatura do interno Célio Marcelo da Silva (foto em destaque), conhecido como Bin Laden, que concluiu o ensino médio. O preso integra a cúpula da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). A solenidade ocorreu na última terça-feira (10/10), com recebimento de certificado na presença de professores e pedagogos.

Os internos têm oferta de conclusão da educação básica, nos níveis fundamental e médio, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Os professores atendem presencialmente os presos na penitenciária. Todos seguem projeto pedagógico e calendários definidos pela pasta.

No âmbito do Sistema Penitenciário Federal (SPF), a assistência educacional é atividade normatizada no manual de assistências. Para a diretora da PFBra, Amanda Teixeira, “o momento é simbólico, pois demonstra a capacidade do SPF de custodiar os principais líderes de organizações criminosas, mantendo a rigidez e os procedimentos [necessários], sem deixar de observar direitos e garantias desses cidadãos”.

Ensino médio

A Penitenciária Federal em Brasília informa que tem garantido a universalização do acesso à educação e que atingiu a graduação no ensino médio de 75% dos internos.

O processo prevê qualidade na oferta, de forma ampla e diversa, com garantia e demonstração de ganho pedagógico; nível educacional; possibilidade de elevação das condições de trabalho; promoção da saúde, inclusive mental; abordagens relacionadas às diversidades; e eliminação do analfabetismo na unidade prisional.

Bin Laden

Transferido para penitenciária federal em 2019, Bin Laden foi condenado a 254 anos de prisão. Ele é apontado como autor do sequestro de Marina da Silva Souza, mãe do ex-jogador de futebol Robinho. O crime ocorreu em 2004.

O empresário Girz Aronson, dono de uma rede de lojas de eletrodomésticos, também foi sequestrado pela quadrilha do faccionado, em setembro de 1998. Em 2002, o alvo foi o fazendeiro João Bertin, proprietário de uma rede de frigoríficos.

Bin Laden também ostentava um registro de oito fugas da prisão e duas tentativas. Além disso, teria planejado o resgate dele e da liderança do PCC na Penitenciária de Venceslau, em São Paulo, em fevereiro de 2014.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?