metropoles.com

Apreendido pela 1ª vez no DF, ecstasy líquido tem efeito devastador

Náuseas, vômitos, mudanças na visão, inconsciência e overdose com morte são alguns dos efeitos da substância

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PCDF
Ecstasy líquido
1 de 1 Ecstasy líquido - Foto: Divulgação/PCDF

Apreendido pela primeira vez no Distrito Federal na manhã dessa sexta-feira (7/10) pela Polícia Civil (PCDF), o ecstasy líquido pode trazer maiores riscos ao usuário do que a forma mais comum da substância ─ em comprimido ou em cristais. Segundo o perito criminal do Laboratório de Química e Física Forense do Instituto de Criminalística da PCDF Luciano Chaves Arantes, apesar do nome, as drogas causam efeitos distintos e são quimicamente bem diferentes.

“O ecstasy líquido muitas vezes é utilizado para facilitação sexual. Ele é colocado dentro da bebida da outra pessoa e, dependendo da quantidade, pode levar à morte”, alertou.

Diferentemente da sensação de bem-estar e das emoções afloradas em decorrência do uso do ecstasy comum, a droga no estado líquido é responsável por gerar alucinações e sentimentos alegres. Em contrapartida, ela pode causar náuseas, vômitos, mudanças na visão, inconsciência e overdose com morte, frente aos sintomas típicos, como hipertensão, ataque de pânico e perda de consciência dos comprimidos.

Segundo o especialista, o batismo de drogas diferentes com nomes semelhantes pode ter ocorrido por causa da paridade de efeitos que trazem um aumento no bem-estar do usuário.

Composição química

Enquanto o ecstasy em forma de comprimido é produzido a partir do MDMA e do MDA, sua forma líquida pode ser desenvolvida a partir do butanodiol ou do Gama-ButiroLactona (GBL). Os últimos compostos, então, são digeridos pelas mesmas enzimas responsáveis pela absorção do álcool no organismo. Como produto, é obtido o ácido Gama-HidroxiButírico ─ substância responsável pelas alucinações e perda de consciência.

Segundo o especialista, o GBL é produzido em larga escala pela indústria e pode ser utilizado como removedor de tintas metálicas e limpa piso. Ele também é capaz de dissolver plásticos e desentupir pias.

Apreensão

Um fornecedor de ecstasy que abastecia festas em casas noturnas de Águas Claras foi preso na sexta (7/10). A detenção ocorreu no âmbito da Operação Cincinnati, quando também foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um apartamento na mesma região.

No local, agentes encontraram centenas de comprimidos de ecstasy, volume expressivo de butanodiol, embalagens e frascos, além da máquina para pagamento com cartões e um veículo. A Coordenação de Repressão à Drogas (CORD) conduziu a ação. O investigado foi autuado por tráfico de drogas qualificado.

A PCDF estima que cada 15 ml de butanodiol é vendido por R$ 60. Geralmente, esse tipo de droga é comercializado em pequenas quantidades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?