metropoles.com

Andrei sobre Braga Netto não ter sido preso: “A PF não age com emoção”

Diretor-Geral da PF falou sobre prisão de policial federal envolvido em plano golpista: “Cortamos na carne, responsabilizamos esse cidadão”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
General Braga Netto entra no carro - metrópoles
1 de 1 General Braga Netto entra no carro - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ao comentar o inquérito em torno da tentativa de golpe de Estado por integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PF), que levou à cadeia militares conhecidos como “Kids Pretos”,  o diretor-geral da Polícia Federal (PF), delegado Andrei Rodrigues, buscou justificar o fato de o general Braga Netto, vice na chapa de reeleição de Bolsonaro e indiciado pela PF como um dos artífices do plano golpista, não ter sido preso preventivamente.

“Braga Netto não teve o pedido de prisão feito porque a PF não age com emoção, age com a lei”, disse. “O presidente do inquérito entendeu que não estavam presentes, naquele momento, os requisitos para a prisão”.

Em café da manhã com jornalistas, no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (4/12), Andrei falou sobre as prisões dos “Kids Pretos”: “Na representação estão os argumentos técnicos e jurídicos, o colega [investigador] reporta o papel de cada um, os motivos pelos quais aquelas pessoas deveriam ser tiradas do convívio social. Isso não quer dizer que a equipe não tenha outras medidas contra os demais investigados”.

O diretor da PF também falou sobre o policial federal preso juntos com os militares golpistas. E garantiu que ele não fazia parte da equipe de segurança do presidente Lula durante o encontro do G20 no Rio de Janeiro.

“Ele [o PF] tinha sido chamado para cuidar da segurança patrimonial dos chefes de Estado. Nessa condição, ele circulava em vários locais, incluindo o prédio do presidente Lula. Ele passou as informações para o pessoal da Abin. Só identificamos esse caso concreto. Cortamos na carne, responsabilizamos esse cidadão, vai responder administrativamente e criminalmente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?