Alvo de investigação, subcomandante da PMDF é exonerado do cargo
Coronel Hércules Freitas é alvo de inquéritos que apuram caronas com viaturas e exonerações na corporação
atualizado
Compartilhar notícia
O subcomandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Hércules Freitas (foto em destaque), foi exonerado do cargo nesta terça-feira (26/4). Segundo a publicação feita no Diário Oficial do DF (DODF) e assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), a decisão é “em cumprimento à ordem judicial exarada pela Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios”. O processo está em sigilo.
Comando da PMDF afasta major que ordenou carona para amigo pelo 190
O oficial é alvo de inquéritos que apuram carona com viaturas da corporação e exonerações no Departamento de Controle e Correição. A coluna apurou que denúncias foram feitas ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
A informação levada aos promotores é de que, durante as investigações internas sobre o pedido de carona feito por meio do 190, o major Fábio Borges, oficial que teria solicitado a viatura, ameaçou integrantes da Corregedoria dizendo que eles seriam exonerados. A ameaça, segundo a denúncia, foi concretizada pelo então subcomandante da corporação.
Nas últimas semanas, a Justiça notificou o Governo do DF e o comando da PM sobre as investigações e quais medidas seriam tomadas.
Memória
Em fevereiro deste ano, o coronel Alessandro Marco Alencar Alves foi exonerado da chefia do Departamento de Controle e Correição, do Comando-Geral da PMDF.
Veja a exoneração:
Conforme a coluna noticiou, esta não é a primeira mudança nos quadros da corregedoria após o fato polêmico. Em 19 de janeiro deste ano, o coronel Marcus Paulo Koboldt, que estava à frente das investigações, foi retirado do cargo de corregedor adjunto. Ele assumiu a Subchefia de Operações do Departamento de Operações (DOP) da corporação.