Na Esplanada dos Ministérios, manifestantes pedem fim do lockdown
Carreata critica as medidas de restrições impostas pelo governador do DF, ataca o STF e pede a Bolsonaro “intervenção militar, já”
atualizado
Compartilhar notícia
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizaram, neste domingo (14/3), uma carreata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com críticas às medidas de restrições impostas pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Diversos carros, motociclistas e ciclistas participaram da manifestação, com bandeira do Brasil penduradas, e muitos transeuntes estiveram no local, sem máscara ou usando-as de forma errada.
Os manifestantes se concentraram no Museu da República e deram uma volta na Esplanada. Em dois carros de som, eles criticavam a vacinação contra a Covid-19, o governador do DF, o PT e os ministros da Suprema Corte.
O protesto ocorre no período em que o país vivencia um alto número de mortes provocadas pela doença pandêmica. No sábado (13/3), pelo 18º dia consecutivo, a média móvel de mortes causadas por Covid-19 no Brasil bateu recorde, com 1.986 óbitos e 75.555 novos infectados nas últimas 24 horas.
O indicador, em comparação com o verificado há 14 dias, sofreu acréscimo de 51,29%, mostrando tendência de alta nas fatalidades.
Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já perdeu 277.091 vidas para a doença e computou 11.438.935 casos de Covid-19.
Bolsonaro
O chefe do Executivo federal não compareceu ao ato, mas usou as redes sociais para mostrar a manifestação realizada por seus apoiadores, na Esplanada. No vídeo, além do buzinaço, é possível ouvir uma pessoa gritando: “A solução é o povo na rua, pelo amor de Deus”.