metropoles.com

Mutirão da DPDF atende 400 presos, entre eles detidos no 8 de janeiro

Durante o atendimento, foram oferecidos serviços psicossociais e assistência jurídica gratuitos para detidos na Papuda, em São Sebastião

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Papuda - Metrópoles
1 de 1 Papuda - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou mutirão carcerário jurídico aos presos do Centro de Detenção Provisória II do Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião, nessa quinta (23/3) e sexta-feira (24/3).

Durante o atendimento, foram oferecidos serviços psicossociais e assistência jurídica gratuitos para cerca de 400 presos provisórios, inclusive os remanescentes dos atos golpistas de 8 de janeiro.

O Chefe do Núcleo de Assistência Jurídica das Audiências de Custódia e da Tutela Coletiva dos Presos Provisórios da DPDF, Gabriel Morgado da Fonseca, explica que o foco do mutirão foi informar aos encarcerados e aos seus parentes a situação atual processual dos detidos, ofertando toda a assistência jurídica necessária.

“A ação levou informações importantes sobre o processo, como o andamento do julgamento, o tipo de crime que o detento cometeu e suas consequências processuais, além de falar sobre a pena recebida e oferecer a defesa realizada pelos Defensores Públicos do DF ”, afirmou Gabriel.‌

Segundo Morgado, a iniciativa também identifica e elabora planejamento da situação dos internos, com o objetivo de acompanhar os processos e prevenir erros que impeçam o acesso dos presos aos benefícios.

“O objetivo é revisar a situação dos presos provisórios, corrigir irregularidades, como excesso de prazo na prisão ou falta de pressupostos ou fundamentos para manutenção da custódia, e minimizar os efeitos da burocracia judicial”, detalhou.

Com o mutirão, todos os casos serão analisados para avaliar possíveis benefícios que ainda não tenham sido concedidos. Foram também encaminhados os casos que necessitam de atendimento médico e odontológico para avaliação do setor de saúde na unidade, bem como o acompanhamento psicossocial por parte da DPDF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?