Mulheres representam 51,9% dos servidores públicos do GDF
O GDF conta com 95,7 mil servidores ativos, sendo 49.769 mulheres e 45.984 homens. Maioria está em cargo comissionado
atualizado
Compartilhar notícia
As mulheres são maioria entre os servidores públicos ativos no Governo do Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Planejamento, atualmente, o Executivo local conta com 95.753 servidores ativos, sendo 49.769 mulheres. O valor corresponde a 51,97% do total.
Ainda de acordo com a pasta, a maioria das mulheres exerce cargos comissionados – ou seja, foram nomeadas sem vínculo com o órgão em que atuam.
No total, são 9.362 atuando em cargos comissionados. Dessas, 3.884 estão em postos de assessoramento. Veja as funções mais ocupadas por mulheres no GDF:
- Assessoramento – 3.884
- Função gratificada em escolas públicas – 2.089
- Gerência – 1.099
- Chefe de Núcleo – 1.072
- Chefe de assessoria – 191
Elas estão em maioria em todos os postos apontados. Dos 45.984 homens que atuam como servidores no GDF, 8.813 ocupam cargos comissionados, sendo 3.269 em assessoramento, 1.135 na gerência, 1.448 como chefes de núcleo, 1.033 com função gratificada em escolas públicas, 188 em chefe de assessoria, dentre outros.
Em relação ao comando de secretarias, o atual governo conta com sete mulheres como chefes de pastas. São elas:
- Claryssa Nayara Alves Roriz – secretária de Atendimento à Comunidade
- Ana Paula Soares Marra – secretária de Desenvolvimento Social
- Hélvia Paranaguá – secretária de Educação
- Marcela Passamani – secretária de Justiça e Cidadania
- Marília Cerqueira – secretária do Meio Ambiente
- Giselle Ferreira – secretária da Mulher
- Lucilene Florêncio – secretária de Saúde
Além da governadora em exercício, Celina Leão, que assumiu o posto depois que o governador Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo por decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Mulheres na Câmara Legislativa
Em 2021, o Metrópoles mostrou que das 24 cadeiras de deputadas na Câmara Legislativa do DF (CLDF), três eram ocupadas por mulheres. Apesar das Eleições de 2022 e da renovação de 50% da Casa, o número de representatividade de mulheres continua baixo.
Para a legislatura de 2023-2026, quatro mulheres compõem a bancada feminina.
Bancada feminina aumenta na CLDF. Confira nomes e perfis
Na esfera federal, as senadoras Leila Barros (Cidadania) e Damares Alves (Republicanos) representam a capital federal no Senado. Na Câmara dos Deputados, a participação feminina diminuiu. Em 2022, a bancada do DF contava com Erika Kokay (PT), Bia Kicis (União), Celina Leão (PP). Flávia Arruda chegou a ser eleita pelo PL-DF, mas passou grande parte do tempo licenciada do cargo para ser ministra do governo federal.
Para os próximos anos, o DF vai contar apenas com duas representantes na Câmara: Bia Kicis e Erika Kokay.