Mulher morre após não conseguir atendimento em centros de saúde no DF
Vizinhos de Maria Auciliadora do Nascimento acionaram na madrugada desta sexta o CBMDF, que encontrou corpo da mulher em veículo
atualizado
Compartilhar notícia
Maria Auciliadora do Nascimento, 43 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (3/2) após não receber atendimento em dois centros de saúde de Samambaia. A mulher faleceu enquanto voltava para casa, na mesma região.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), os vizinhos da vítima acionaram a corporação à 1h29. Bombeiros localizaram o corpo de Maria num carro na QR 514, conjunto 17, já com “rigidez corporal” e com as pontas dos dedos azuladas.
Maria teria tido um agravamento do quadro de mal-estar e chegou a cuspir sangue antes de seguir para o Hospital Regional de Samambaia (HRSam) e para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Ela teria interrompido o tratamento contra o vírus HIV em agosto do ano passado, e sofrido uma piora na última semana.
A reportagem entrou em contato com o Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF), responsável pelas unidades, que informou, em nota, que a UPA realizou o atendimento normalmente por toda a noite. A paciente ainda passou pela triagem às 23h20, de quinta (2), e foi chamada para o atendimento médico às 01h37, mas não respondeu a chamada.
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), divulgou, por meio de nota, que Maria deu entrada no Hospital Regional de Samambaia na noite de quinta (2). As informações foram repassadas pela direção da unidade. A paciente foi classificada como laranja, pois apresentava estado de saúde estável e sem gravidade. E, no momento do atendimento, a unidade operava em classificação vermelha. Desse modo, os familiares levaram-na para a UPA da região.