metropoles.com

Mulher é condenada depois de gato de estimação atacar cachorro pequeno

Mulher terá de pagar indenização a dona do cão por danos materiai e morais. Decisão é da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de gato olhando para cima, observando o dono
1 de 1 Imagem colorida de gato olhando para cima, observando o dono - Foto: Getty Images

Uma mulher foi condenada ao pagamento de indenização por danos materiais e morais depois de que o gato de estimação dela atacou um cachorro de pequeno porte em via pública. A decisão foi mantida pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal.

No andamento do processo, ela chegou a recorrer. No recurso, a dona do felino disse não ter adotado o animal e que ele estava na casa dela por conta da filha, que levou o pet para a residência por algumas horas. A ré ainda afirmou que não ficou comprovado que a proprietária do cachorro tenha sofrido lesão grave ou sofrimento que justificasse a indenização por danos morais. Ela também pediu que o valor da indenização fosse reduzido.

Entretanto, ao analisar o caso, o colegiado servou que as provas, especialmente um vídeo, mostraram que a filha da ré passeava pela calçada com o gato no colo. Em determinado momento, após atravessar a rua, ela coloca o animal no chão. Instantes depois, com o gato ainda no chão, a autora se aproxima com seu cachorro, que é da raça poodle. Neste momento, o gato parte em ataque ao outro animal.

A vítima, ao tentar proteger seu cão, também sofreu ferimentos. Depois do acontecido, ela enviou mensagens por aplicativo a ré, que afirmou que o gato é vacinado, sadio e não se encontrava mais na própria casa. O relator do caso observou que os fatos comprovam a negligência da filha da ré, por passear com gato sem coleira, e o prejuízo material causado pelo ataque do animal. “Cabe a recorrente indenizar a vítima pelos prejuízos sofridos”, afirmou.

O colegiado ainda destacou que a situação vivida pela autora extrapolou o mero aborrecimento e afetou diretamente a esfera pessoal. Portanto, a Turma manteve sentença que condenou a ré ao pagamento de indenização por danos materiais, no valor de R$ 118, e por danos morais, em R$ 2 mil. A decisão foi unânime.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?