Muito além do show de bola: partida da Supercopa atraiu 24 mil turistas ao DF e movimentou a economia da capital
Dos 61 mil ingressos vendidos para o jogo, 40% foram comprados por pessoas de outros estados. Público lotou bares e hotéis da capital
atualizado
Compartilhar notícia
O espetáculo que a partida entre Palmeiras e Flamengo propiciou às 61 mil pessoas presentes na Arena BRB Mané Garrincha não ficou restrito ao estádio ou a quem acompanhou a Supercopa pela tevê. O jogão do último sábado (28/1), trazido pelo Metrópoles Sports, movimentou o turismo e a economia na capital federal.
Dos ingressos vendidos pela internet, 24.096 foram comprados por pessoas de fora do Distrito Federal. Ou seja, entre quem estava presente no estádio, cerca de 40% eram turistas. Além de torcer pelo time do coração, esse público encheu hotéis, bares, restaurantes e pontos turísticos de Brasília no fim de semana.
“Com foco no turismo, esses eventos são maravilhosos. As pessoas que vêm de fora movimentam toda a cadeia produtiva. O turista chega ao aeroporto e movimenta táxi, Uber, se hospeda em hotéis e vai a bares. Dá uma roupagem nova ao setor. A Setur [Secretaria de Turismo] está, cada vez mais, apoiando esses jogos e shows”, enfatiza o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
O potencial turístico para grandes eventos em Brasília fica evidente quando se avalia os números: a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que a partida em que o Palmeiras se sagrou campeão bateu recorde de público da temporada atual.
O comércio sentiu o impacto positivo do fluxo de pessoas na capital. O público que frequentou os bares e restaurantes do Mané Mercado Vírgula, complexo gastronômico em frente à Arena BRB Mané Garrincha, equivaleu a duas vezes e meia à média dos sábados anteriores.
“Além do crescimento do faturamento, tivemos a oportunidade de receber turistas de todo o Brasil. Um ponto de destaque foi o belo trabalho de organização da área externa feito pelos promotores do jogo e pela Polícia Militar”, destaca Bruno Sartório, diretor comercial da R2 Produções, responsável pelo espaço.
Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Brasília (Sindhobar), Jael Silva afirma que outros jogos serão sempre bem-vindos. “O estádio estava lotado, o movimento em torno da Arena BRB foi grande. Os bares das proximidades também ficam lotados, muita gente vem de fora e acaba se hospedando em Brasília. Nesse último fim de semana, os hotéis tiveram fluxo maior do que o normal”, ressalta.
Confira imagens da partida: